Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 26 de junho de 2017

"Devoção e Fé marcam a retomada da tradicional Lavagem do Rosário"

O vice-prefeito Niuan Ribeiro e o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, prestigiaram na manhã deste sábado (24), na Igreja do Rosário e São Benedito, o ritual de retomada da “Lavagem do Rosário” pelas matrizes africanas e da benção do senhor Antônio Mulato, o mais antigo quilombola de Mato Grosso, com 112 anos. O evento, que teve início às 7h da manhã com o tradicional “tchá com bolo”, marca as comemorações que antecedem a tradicional festa do padroeiro da cidade. Centenas de pessoas, representantes de entidades da cultura afro, devotos do Santo e simpatizantes participaram do ato.

Em meio a uma mensagem de “paz”, rosas brancas e azuis e essência de alfazema, povos e credos se uniram em uma das mais belas e mais importantes manifestações culturais e religiosas do povo afro no estado. A proposta do evento foi integrar todos os povos de “fé”, proporcionando um momento de respeito e união entre as mais diferentes crenças. Além de poder torná-lo parte do calendário oficial da cidade e dos festejos de Nossa senhora do Rosário e São Benedito.

Baseada nesta mensagem o Padre Marco Antônio Oliveira Santos, reiterou que a igreja comunga com todos o amor e a fé em Deus, que faz parte da vida de todos. “A missão da igreja é a união das pessoas e que nós somos todos tementes a Deus. Para isso é preciso que consigamos despertar em nossos corações o respeito e o amor ao próximo, independente de religião. Este encontro aqui entorno da nossa paróquia representa um caminho na busca do fim dessas diferenças”, frisou o padre.

Para o vice-prefeito Niuan Ribeiro, a mensagem de paz e fé, dentro desta harmonia com a cidade, só faz enriquecer a cultura local. Ele ressalta que a Prefeitura de Cuiabá é uma administração ecumênica voltada inteiramente ao respeito às devoções de todos os povos, que fazem de Cuiabá sua morada.

“É muito bom estar com vocês aqui e poder participar de um resgate cultural dessa relevância para nossa Capital e para o povo Afro. Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro estamos aqui para dizer que apoiamos esse tipo de ato, que só fortalece as nossas tradições. A cidade pulsa como o coração de cada um de nós. E o nosso desejo é que este belíssimo ritual de Lavagem do Rosário permaneça e continue abrilhantando nossa cidade, antecedendo as festividades do nosso santo padroeiro”, ressaltou o vice.

No ponto de vista cultural, o secretário Francisco Vuolo destacou o simbolismo que representa este evento para a cultura cuiabana, que descende de origens africanas. Ele enfatiza a importância de resgatar a cerimônia, que também acontece em outras cidades brasileiras.

“É muito bonito presenciar a fé das pessoas, ainda mais representadas através do seu folclore, concebidas por ornamentos e aparatos que as identificam pela fé, embaladas por cânticos e rituais. Quero parabenizar todas as matrizes africanas que participaram da organização. Fico muito orgulhoso de ter sido convidado para sre padrinho do evento”, comtemplou Vuolo.

De acordo, com a responsável pela organização da lavagem, Lindice Catarina de Sá, os obstáculos para fomentar o evento foi uma luta constante. Porém a maior vitória das entidades e federações foi a união de todos.

“Sedimentar esse ato cultural para nós representantes do Axé é uma alegria imensa, só temos a agradecer. Quero a gradecer o apoio dos festeiros de São Benedito, do Padre Marcos, da Prefeitura de Cuiabá, enfim, de todos que tornaram possível que este evento fosse realizado, mas principalmente, a toda a população cuiabana que veio aqui nos prestigiar, o nosso muito obrigado. A partir de agora, que a cada ano que passar estaremos empenhados em proporcionar este momento rico de amor e fé, evidenciando cada vez mais o nosso povo em integração com a sociedade”, emocionou-se a organizadora.

A tradicional Festa de São Benedito começa a partir do dia 27 de junho e vai até o dia 02 julho, na praça do Rosário e São Benedito.

Repórter: Alessandra Barbosa
Fotos: Marcos Vergueiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário