Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 23 de junho de 2017

"Marcha dos prefeitos vai discutir mudanças na Lei Kandir"

Senadores e deputados federais devem estar em Cuiabá, no próximo dia 10 de julho, para discutir com prefeitos e vereadores de Mato Grosso as mudanças na Lei Kandir. A informação é do senador Wellington Fagundes (PR-MT), que esteve na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) nesta quinta-feira (22.06) para definir, com o presidente, Neurilan Fraga, a programação. O parlamentar aprovou requerimento, na Comissão de Assuntos Econômicos, para a realização da audiência pública em Cuiabá. Wellington é autor do projeto de Lei do Senado 288/2017, que trata da mudança na legislação para a compensação pela União aos estados, Distrito Federal e municípios, por conta da perda de receita decorrente de desoneração do ICMS (Lei Kandir). Segundo cálculos realizados pela AMM, Mato Grosso, como estado exportador, deixa de arrecadar, por ano, cerca de R$ 5 bilhões e menos de 10% são repassados pela União em forma de compensação. O projeto 288 prevê a compensação total das perdas e foi sugerido ao parlamentar pela própria AMM.

O senador lembra que, desde a criação da Lei Kandir (1996), o Congresso Nacional não regulamentou a compensação aos estados pelas perdas na arrecadação. “Agora, por decisão do Supremo Tribunal Federal, isso vai ter que ser feito até novembro”, diz. A decisão deve apressar a apreciação do projeto apresentado por ele.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, explica que a intenção não é acabar com a Lei Kandir, que contribuiu, desde a sua criação, para o fortalecimento da agricultura no Brasil, que tem resultados importantes no equilíbrio da balança comercial brasileira. “O que queremos é que a compensação seja justa”, diz.

Segundo Neurilan, o próprio setor produtivo defende a compensação mais justa aos estados. “No caso de Mato Grosso, se recebêssemos de volta tudo o que deixamos de arrecadar, muitos de nossos problemas estariam resolvidos”, avalia.

Além da Lei Kandir, a 1ª Marcha dos Prefeitos e Vereadores de Mato Grosso, que acontece nos dias 10 e 11 de julho, em Cuiabá, também vai discutir os desafios atuais da gestão municipal.

Da assessoria
Fotos: Assessoria AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos