Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 24 de junho de 2017

"Rivais estendem apoio a sauditas após atentado em Meca"

Grande Mesquita, local mais sagrado de Meca, atraiu 1 milhão durante RamadãApesar de tensões com Riad, Irã, Catar e Hisbolá condenam ataque suicida e se comprometem a colaborar no combate ao terrorismo. Bomba aparentemente se destinava à Grande Mesquita, local mais sagrado de Meca. Após o atentado a bomba desta sexta-feira (23/06) em Meca, o Irã e o Catar, ambos rivais regionais da Arábia Saudita, e o movimento Hisbolá condenaram o ocorrido e se comprometeram a apoiar Riad. As autoridades locais partem do princípio que o ataque visava originalmente a Grande Mesquita, local mais sagrado da cidade, ao fim do mês de jejum Ramadã, que este ano atraiu mais de 1 milhão de fiéis ao local.
Após tiroteio com a polícia num edifício de três andares, o terrorista detonou os explosivos que portava. O consequente desabamento feriu 11 pessoas, inclusive seis peregrinos estrangeiros, além de causar lesões leves em cinco membros das forças de segurança estatais e de esmagar um carro estacionado.
O Ministério do Interior saudita informou ter preso cinco suspeitos. Segundo o órgão, o "plano frustrado" teria "violado todas as santidades, ao atingir a segurança da Grande Mesquita, o local mais sagrado da Terra".
Explosão fez desabar edifício de três andares e feriu diversas pessoasOs conspiradores teriam "obedecido a seus malignos e corruptos esquemas egoístas, geridos a partir do exterior, cuja meta é abalar a segurança e estabilidade deste sagrado país". Desde o fim de 2014 o reino árabe tem sido vítima de diversas explosões e tiroteios reivindicado pela organização jihadista "Estado Islâmico".Solidariedade de três adversários
O Hisbolá, classificado como organização terrorista pelo governo saudita e diversas nações ocidentais, declarou que mirar a Grande Mesquita mostra como a ideologia dos extremistas não respeita nem os locais santos. O grupo militante e partido político sediado no Líbano urgiu os líderes muçulmanos a se oporem a tais ideologias.
Após anos de tensões bilaterais crescentes, no início de junho Riad cortou as relações diplomáticas com Catar, acusando-o de apoiar "grupos terroristas" na região. Há apenas dois dias o grupo de países encabeçado pelos sauditas, reunindo Emirados Árabes Unidos, Egito e Bahrein, exigiu que o Catar fechasse sua emissora internacional, a Al Jazeera. Apesar disso, o Ministério do Exterior em Doha expressou neste sábado "solidariedade como o reino-irmão da Arábia Saudita".
O Irã xiita e os sauditas sunitas, por sua vez, vêm lutando há anos pela supremacia no Golfo Pérsico, em sangrentas batalhas e guerras por procuração, tendo cortado relações diplomáticas desde janeiro de 2016. A crise entre iranianos e sauditas se agravou desde o fim de maio, quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou o isolamento de Teerã durante visita a Riad.
O fato não impediu o porta-voz do Ministério do Exterior iraniano de, referindo-se ao atentado suicida em Meca, anunciar a "prontidão de sua nação para assistir e cooperar com outros países no confronto a esses criminosos, que negociam com a morte e, de forma ignorante, espalham o medo".
AV/rtr,afp.ap,dpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos