Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 26 de junho de 2017

"Zootecnia promove primeira prova de ganho em peso a pasto da Unemat"

Professores do curso de Zootecnia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Pontes e Lacerda, estão promovendo a primeira edição da Prova de Ganho de Peso a Pasto (PGP) da Universidade. A iniciativa faz parte do projeto de pesquisa e extensão: Avaliação do desempenho de bovinos da raça Nelore. Oito fazendas do município e região participam da prova que terá início no dia 31 de agosto. Na manhã de ontem (22.06) foi realizada a primeira pesagem para a etapa de adaptação dos 37 animais inscritos. Participam da prova bezerros nascidos entre o dia 26 de julho a 24 de outubro de 2016.
A PGP consiste em submeter animais machos puros de origem (PO), portadores de Registro Genealógico de Nascimento (RGN) e com variação de idade de no máximo noventa dias, a um mesmo manejo e regime alimentar durante o período de prova. O objetivo é a avaliação de desempenho nas características de ganho em peso, peso final, biotipo mais adequado à produção de carne além da avaliação da carcaça por meio do uso de ultrassom.
Durante a prova haverão três pesagens intermediárias, e no dia 12 de abril de 2018, após os 294 dias de prova, será realizada a pesagem final mais a avaliação visual. Os animais receberão classificações de Elite, Superior, Regular e Inferior. Para os classificados como Elite ou Superior serão emitidos certificados de participação na PGP, com informações de identificação e de desempenho. Os 30 animais melhores classificados seguirão para fase de confinamento ou semi confinamento até a data da Expoeste que será realizada em agosto de 2018.
Durante o período de realização da prova, nas pastagens pertencentes ao câmpus da Unemat, os animais receberão assistência veterinária do médico veterinário e professor do curso de Zootecnia, Gregory Duarte Juffo, que é doutor em Ciências Veterinária.
De acordo com o professor da Unemat e doutor em Zootecnia, Edson Júnior Heitor de Paula, a finalidade da prova é testar e disponibilizar ao mercado, tourinhos com alto desempenho produtivo e com biótipo adequado a produção de carne; identificar entre os participantes aqueles de melhor desempenho no ganho em peso, no peso final e melhor conformação de carcaça a uma idade padronizada; servir como um instrumento de seleção entre rebanhos, através do processo de avaliação posterior da fase de desmame; auxiliar nas avaliações e testes de progênies de reprodutores, principalmente daqueles que não dispõem de informações anteriores em testes de desempenho individual e possibilitar as avaliações de mudanças genéticas ocorridas nas populações envolvidas nas características selecionadas, através do acúmulo das informações zootécnicas.
Já a finalidade do evento que envolve a Universidade, pesquisa, extensão e produtores pecuaristas é transferir conhecimento e tecnologia na área de Zootecnia, mais especificamente em melhoramento genético animal, explicou Edson Júnior.
O evento conta com o apoio do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda e da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e patrocínio da Arojo, DSM, Tortuga e Boehringer Ingelheim.

por Hemilia Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos