Cuiabá Humanizada

CÂMARA MUNICIPAL de RONDONÓPOLIS - Presidente Rodrigo da Zaeli (PSDB)

CÂMARA MUNICIPAL de RONDONÓPOLIS - Presidente Rodrigo da Zaeli (PSDB)
Endereço RUA CAFELÂNDIA, 434 Bairro: LA SALLE RONDONÓPOLIS - CEP 78.710-050 - MT

Campanha Nacional de Doação de Órgãos

Campanha Nacional de Doação de Órgãos
SES realiza campanha "Setembro Verde" para captar doadores de órgãos

A Assembleia Legislativa do Mato Grosso criou um aplicativo inovador para ajudar os cidadãos MT

Prefeitura de Cuiabá - Mutirão da Conciliação Fiscal

segunda-feira, 26 de junho de 2017

"Cuiabá promove reunião para criar Comitê de Saúde da População Negra"

Comitê vai assessorar a implementação do Programa da Diretoria de Atenção Primária. Representantes do Programa Municipal da Saúde da População Negra e de entidades e organizações não governamentais estão discutindo a criação do Comitê Municipal de Saúde da População Negra. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (22), na Casa dos Conselhos. Segundo a Responsável Técnica (RT) do Programa da Saúde Integral da População Negra, da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Cleidimar Nunes de Almeida, a instituição do comitê é um dos passos para a implementação da política de promoção à saúde voltada para as diferenças e diversidades étnicas raciais.

“Nosso objetivo é promover a saúde integral da população negra priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e à discriminação nas instituições e serviços do SUS”.

Segundo ela, as condições sócias econômicas, políticas e culturais influenciam a saúde desta população e determinam as ações de atenção à saúde e enfrentamento dos agravos.

“E neste caso, é a população que está exposta a maior vulnerabilidade, sendo excluída e tendo negado o seu direito de pertencimento natural ao meio ambiente em que vive. Além disso, a inserção social desqualificada e desvalorizada, promovem a invisibilidade de suas necessidades reais nas ações e programas de promoção de saúde e prevenção de doenças”.

Para dar visibilidade e discutir essas questões, uma das tarefas do comitê será o assessoramento ao Programa Municipal de Saúde da População Negra, visando a promoção da saúde para essa parcela da população, com prioridades definidas para a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo e a discriminação nas instituições e serviços do SUS no município de Cuiabá.

Durante a reunião, Cleidimar Almeida falou brevemente sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, a partir do qual foi construído o Programa Municipal, e onde estão definidos os princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e as responsabilidades de gestão, na busca pela melhoria das condições de saúde desse segmento da população.

“O Programa de Atenção Integral da Saúde da População Negra do Município de Cuiabá prevê ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, bem como de gestão participativa, participação popular e controle social, além da produção de conhecimento, formação e educação permanente para trabalhadores de saúde”, explicou.

O programa se insere na dinâmica do SUS, por meio de estratégias de gestão solidária e participativa, que incluem: utilização do quesito cor na produção de informações epidemiológicas para a definição de prioridades e tomada de decisão; ampliação e fortalecimento do controle social; desenvolvimento de ações e estratégias de identificação, abordagem, combate e prevenção do racismo institucional no ambiente de trabalho, nos processos de formação e educação permanente de profissionais; implementação de ações afirmativas para alcançar a eqüidade em saúde e promover a igualdade racial.

Para dar visibilidade ao tema algumas ações já estão sendo planejadas como uma Roda de conversa no dia da mulher negra (25 de julho), evento que será realizado na Casa dos Conselhos e atividades nas Regionais de saúde. Também estão em fase de planejamento a realização de capacitação para os profissionais (médicos e enfermeiros) nas quatro regionais de saúde sobre a doença falciforme, e ações junto a população de migrantes haitianos.

Participaram da reunião representantes do Hemocentro, Foruma das Mulheres Negras, Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso (IMUNE), Grupo de União e Consciência Negra (Grucon), Central de Regulação e outros.

A próxima reunião do grupo de trabalho está prevista para o dia 05 de julho, às 14 horas, na Casa dos Conselhos. Na pauta da reunião está a composição do Comitê.

MARIA BARBANT

Nenhum comentário:

Postar um comentário