Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 26 de junho de 2017

"Cuiabá está entre os dez finalistas do prêmio Medalha Paulo Freire"

O município de Cuiabá foi selecionado como um dos finalistas do prêmio Medalha Paulo Freire, do Ministério da Educação (MEC). A Medalha foi criada para identificar, reconhecer e estimular as experiências educacionais que promovem políticas, programas e projetos cujas contribuições sejam relevantes para a Educação de Jovens e Adultos em todo o país. Durante dois dias, (21 e 22), treze unidades educacionais foram avaliadas pela comissão do MEC, que foi liderada pela professora Edna Lopes do Nascimento. Ela analisou os trabalhos de mais de 100 alunos.

Ela explica que o prêmio não se trata de dinheiro, mas sim do reconhecimento das práticas exitosas educacionais e ressalta que Cuiabá tem um grande potencial para ser a vencedora. “Vocês [município] chegaram até aqui em meio a mais de cinquenta inscritos de todo o país. Já se sintam vitoriosos por estar aqui”, justificou.

A diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), Zileide dos Santos, avalia a classificação do município na Medalha Paulo Freire como um grande passo na vida dos educandos da Educação de Jovens e Adultos, uma vez que ele lhes dá credibilidade e valorização, condizendo com a visão humanizada da gestão da Cuiabá dos 300 anos.

“Para a Secretaria, é muito bom perceber que o trabalho está dando frutos, principalmente numa área que vinha passando por carências como a EJA. É muito bom ver a evolução dos nossos adultos estudantes”, frisou.

As avaliações aconteceram no Centro de convivência do Idoso (CCI) Aidee Pereira do Nascimento e na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Ranulpho Paes de Barros, no primeiro dia de programação.

Já no segundo dia pela tarde, representantes do Fórum da EJA, do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO), do Serviço Social da Indústria (SESI), as Secretarias Municipal (SME) e Estadual de educação (SEDUC) e diretores e coordenadores de escolas participaram de uma roda de conversa, no prédio da SME para discutir questões inerentes à EJA.

Formação, financiamento, projetos de intervenção, perfil do professor de EJA e a inclusão foram alguns dos principais pontos debatidos nesse encontro, que teve como finalidade identificar e encontrar soluções para as dificuldades encontradas pela modalidade de educação de Jovens e Adultos nas redes municipal e estadual.

As experiências das escolas da área rural foram apresentadas na Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Nova Esperança, ao final do segundo dia de visitas da equipe do MEC.

A diretora da unidade que também está competindo à premiação, Lairce Fonseca Robles, mostra sua satisfação ao perceber que os trabalhos tanto do profissional da educação quanto dos alunos do campo estão sendo valorizados.

“Para nós foi um prazer receber as equipes do MEC e da SME, e das demais escolas, por saber que estamos participando um prêmio tão importante como este. E isso mostra valorização do trabalho do professor e dos alunos e da EJA”, pontuou.

Perguntada sobre a experiência mais emocionante, ela não esconde sua comoção, dizendo “quando a gente trabalha com os adultos o resultado é sempre marcante, pelo cuidado e dedicação que eles apresentam é gratificante”.

Sob o tema: “Os educandos da EJA como agentes (trans)formadores nos 300 anos da história cuiabana”, o premio aborda assuntos como a formação do povo cuiabano, suas manifestações linguísticas, lendárias, artísticas e culturais; desafios econômicos: de arraial à metrópole de 300 anos; e as transformações do espaço geográfico e as questões de sustentabilidade socioambiental.

Em Cuiabá são mil jovens, adultos e idosos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Outros 500 ainda serão atendidos, ainda este ano, com a execução do programa Brasil Alfabetizado.

Lista de escolas participantes

EMEB/EMEBC

EMEB Antonia Tita Maciel de Campos

EMEB Cândido M. S. Rondon

EMEB Guilhermina Monteiro de Figueiredo

EMEB Jesus Criança

EMEB Maximiano Arcanjo da Cruz

EMEB Nossa Senhora Aparecida

EMEB Pedrosa de Morais e Silva

EMEB Ranulpho Paes de Barros

Centros de convivências

CCI João Guerreiro

SALA ANEXA DA EMEB GUILHERMINA

CCI Aidê Pereira

CCI Maria Ignês

CCI Padre Firmo

CAMPO

EMEBC Dr Estevão Alves Corrêa*

EMEBC Nossa Senhora da Penha de França*

EMEBC Nova Esperança*

EMEBC Udeney Gonçalves Amorim*

EMEBC Novo Renascer

O prêmio

Objetivo: Identificar, reconhecer e estimular as experiências educacionais que promovam políticas, programas e projetos cujas contribuições sejam relevantes para a educação de jovens e adultos no Brasil, por meio de premiação a ser conferida a personalidades e instituições que se destacarem nos esforços da universalização da alfabetização e educação de jovens e adultos no Brasil.

Ações:

- Identificação, análise e seleção das experiências de alfabetização e EJA;

- Concessão das Medalhas às experiências selecionadas.

- Divulgação das experiências selecionadas

Repórter: Lina Obaid

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos