Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

"Botelho intervém e governo assegura recursos para hospitais filantrópicos"

Recursos deverão ser disponíveis em até 60 dias. Medida garante atendimento a pacientes. Prestes a fecharem as portas, os hospitais filantrópicos de Cuiabá receberão ajuda do governo do estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O entendimento foi anunciado após reunião intermediada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), realizada na noite desta quinta-feira (18), no Palácio Paiaguás, entre o governador Pedro Taques (PSDB), secretários de Estado, representantes dos hospitais filantrópicos, deputados estaduais e federais.
A medida prevê o repasse de R$ 2,5 milhões por mês, nos próximos três meses, para ajudar no custeio dos hospitais: Santa Casa de Misericórdia, Santa Helena, Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, Hospital de Câncer e Hospital Geral Universitário. Além disso, o governo e os hospitais vão trabalhar em um plano conjunto para zerar as filas por cirurgias.

“A Assembleia teve a participação em fazer o diálogo e procurar uma solução. É bom que se diga que os recursos para resolver a questão é do governo do estado, que está se empenhando para resolver a situação. A solução não está resolvida. É um paliativo para continuarmos trabalhando e buscando novas alternativas”, afirmou Botelho.

O governador disse que a medida voltará a ser analisada. "Vamos repassar R$ 2,5 milhões nos próximos três meses, reavaliaremos isso no final do segundo mês. Também fizemos uma proposta aos filantrópicos, que vão estudar, na próxima semana, a possibilidade de o Estado contratualizar a realização de cinco tipos de cirurgias eletivas para zerar a fila de espera, que chega a nove mil pessoas", anunciou o governador Pedro Taques . As cirurgias são geral, vascular, ortopédica, urológica e ginecológica.

Segundo o governador, caso os hospitais aceitem participar do programa de realização de cirurgias, o pagamento dos procedimentos poderá chegar até 300% do previsto da tabela SUS. Os recursos a mais devem ajudar no custeio dos procedimentos que consomem volume maior que o previsto pelo Ministério da Saúde.

Após o encontro, governo e hospitais emitiram nota conjunta na qual as unidades reconhecem que o estado não tem dívida com os filantrópicos; também reconhecem os aportes realizados desde 2015. Na nota, os hospitais reconhecem que os repasses a maior, feitos através da Portaria SES 190/2016, tinham validade de três meses e foram prorrogados por igual período, compreendendo seis meses de ajuda financeira.

Representando os hospitais filantrópicos, o médico Marcelo Sandrin, do Hospital Santa Helena, de Cuiabá, disse que a medida adotada pelo governador Pedro Taques de permanecer com os pagamentos a maior, salva vidas. "Saímos daqui bastante aliviados. Nós, filantrópicos, que fazemos mais de três mil internações por mês, saímos com a certeza de que vamos buscar fazer o melhor", afirmou.

Por ITIMARA FIGUEIREDO / Assessoria da Presidência
Reunião com Governador para discutir situação dos hospitais filantrópicos (Foto: Maurício Barbant/ALMT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos