Mato Grosso Previdência

Mato Grosso Previdência
Av. Dr. Helio Ribeiro, 487, Edifício Concorde - Térreo Bairro: Residencial Paiaguás CEP 78048-250 - Cuiabá - MT Telefone Geral: (65) 3363.5300 Disque Servidor: 0800 647 3633

CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA MUTUM

CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA MUTUM
Horário de atendimendo: Manhã: das 08:00 ás 11:00 Tarde: das 13:00 ás 17:00 Telefone: (65) 3308-6000 Ouvidoria: 0800 647 6022

Cuiabá Humanizada

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

"“Espaço Cartório” garante que bebês saiam do hospital Santa Rosa já com certidão de nascimento e CPF"

Quando se fala em documentos pessoais, logo se pensa em burocracia. Um tempo que os pais de recém-nascidos, normalmente, não têm. Pensando nisso, o Hospital Santa Rosa, em parceria com o Cartório Xavier de Matos, lançou o “Espaço Cartório” para facilitar a vida das famílias. Trata-se de um ponto de apoio para emissão gratuita de certidões de nascimento com o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) dentro da unidade hospitalar. Matheus Pellozo Ribeiro nasceu no último dia 22 de agosto e já saiu do hospital aos dois dias de vida portando seu primeiro documento. Tendo em vista este importante passo para a garantia dos direitos civis, os pais do recém-nascido, o gerente comercial Rogério Alves Ribeiro e a engenheira agrônoma Aline Pellozo Pires, resolveram assegurar o registro do pequenino ainda na instituição de saúde.

“Tivemos a felicidade de inaugurar o serviço no Santa Rosa. Retiramos o documento na hora – a certidão de nascimento com o número do CPF. Isto, antes de a alta de ambos [Aline e Matheus] ser recebida. Inclusive, já peguei a certidão do Matheus e encaminhei para a operadora do plano de saúde para providenciar o dele. Tudo isso é de uma praticidade incrível. Evita transtornos e dor de cabeça para nós, família, nos primeiros dias com o bebê”, ressaltou Rogério.

Conforme explica o responsável pela implantação do ponto de apoio do cartório, o analista de sistemas Renato Santana Nascimento, famílias como a Pellozo Ribeiro, bem como moradores da região, podem usufruir do serviço no guichê da Recepção Central do Hospital Santa Rosa, em Cuiabá.

“Há algum tempo a ideia de criar um ponto de apoio do cartório na instituição estava sendo alimentada por nós – que, por coincidência, fomos procurados pela diretoria do hospital. Com certeza, o ‘Espaço do Cartório’ irá agilizar a emissão dos documentos por meio de um processo prático e rápido. A nossa expectativa é que a iniciativa consiga atender a demanda tanto do Santa Rosa quanto da região”, comenta Renato.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA – O processo para retirada da certidão de nascimento com número do CPF é fácil e seguro. Para o registro no nome dos pais, casados em cartório, basta apresentar a declaração de nascido vivo, a certidão de casamento e o RG e o CPF original de quem assinar (pai ou mãe).

Enquanto que para o registro no nome dos pais – não casados em cartório, separados, divorciados, viúvos ou solteiros – requer a apresentação da declaração de nascido vivo, o RG e o CPF original do pai e da mãe. Caso a mãe não seja solteira (casada, separada, divorciada ou viúva), é necessário a certidão de casamento, além da certidão de casamento ou nascimento do pai da criança.

Já, para registro apenas no nome da mãe, basta apresentar a declaração e nascido vivo, o RG e o CPF original da mãe. Caso a mãe seja solteira, sua certidão de nascimento. Se a mãe é casada, separada, divorciada ou viúva, é necessária a certidão de casamento.

SERVIÇO – O “Espaço do Cartório” está localizado no piso térreo, no guichê da Recepção Central, do Hospital Santa Rosa, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, bem como aos sábados, das 8h ao meio-dia.

ACREDITAÇÃO – O Santa Rosa é o único hospital mato-grossense certificado pela Acreditação Canadense, nível Diamond – uma das principais certificações de qualidade em saúde no mundo. A instituição também é certificada em Excelência, Nível III, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

ZF PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário