Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

"PL de Luís Cláudio, sobre Apoio aos portadores de Doença Celíaca, é aprovada pela Câmara e aguarda sansão do Executivo municipal"

De autoria do vereador Luís Cláudio (PP), foi aprovado pela Câmara de Cuiabá o Projeto de Lei (PL) que institui a Política de Apoio aos portadores de Doença Celíaca no Município de Cuiabá. Para que este projeto se torne efetivamente uma lei, há a necessidade o prefeito de Cuiabá sancioná-la. Esse PL vem ao encontro das necessidades de portadores dessa doença e de suas famílias, que nem sequer conseguiam o diagnosticar a doença e com isso sofrem consequências, muitas vezes sérias por conta de um diagnóstico tardio.

Esse PL diz que o Poder Executivo, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, promoverão programas educativos com a finalidade de esclarecer as características, os sintomas e o tratamento da doença.

A doença celíaca é genética e autoimune, desencadeada pela ingestão de glúten que é uma proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte.

O vereador na apresentação do projeto na Câmara, trouxe para uma explanação sobre esse mal, que ainda é pouco divulgado.
Sra. Silvia Jessé, mãe de uma criança portadora de doença celíaca, o Emanuelzino, lutou muito para conseguir o diagnóstico da doença, porém nenhum médico queria fazer os exames no menino que chegou a perder um rim.

Silvia diz que o diagnóstico da doença é o começo da vida e não o fim. Essa é uma enfermidade que não tem cura, mas pode ser controlada, através de alimentação adequada.

Com a intenção de amenizar os efeitos dessa grave doença é que o vereador Luís Cláudio apresentou o projeto de Lei que além do diagnóstico, também vem facilitar a convivência dos celíacos em seu meio social.

Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos