Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

"Plenário aprova texto-base da nova taxa de juros do BNDES; análise deve continuar na próxima semana"

Deputados precisam votar ainda outros três pontos da MP 777, que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP) para os futuros financiamentos do banco de fomento. A oposição critica a proposta, alegando possível aumento nos juros das operações.
O Plenário da Câmara dos Deputados encerrou a votação desta quinta-feira (24) sem concluir a análise da Medida Provisória 777/17, que muda os juros de financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A MP é objeto de forte obstrução de partidos opositores ao governo.

Os deputados votaram o texto principal e rejeitaram dois destaques, mas falta votar ainda outros três pontos da MP, que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP) para futuros financiamentos concedidos pelo BNDES. A nova taxa será aplicada a partir de 1º de janeiro de 2018 e, segundo deputados contrários à mudança, será mais elevada que os empréstimos atuais.

O relator da MP, deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), manteve os pontos principais. De acordo com o texto, a TLP será aplicada nos empréstimos a partir de 1º de janeiro de 2018 e terá como base a taxa de juros vinculada a título do Tesouro Nacional (NTN-B) mais a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Atualmente, os empréstimos do BNDES utilizam a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que é calculada trimestralmente com base na meta de inflação futura para os 12 meses seguintes e em um prêmio de risco definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Essa taxa está em vigor nos empréstimos do BNDES desde 1994.
A sessão foi encerrada depois do encaminhamento do destaque do PT que pretende retirar do texto a renegociação dos repasses feitos pela União ao BNDES com base na TJLP, a fim de adequá-los à nova taxa.

Outros destaques querem retirar dispositivo que impede o uso da TJLP nos financiamentos de bancos oficiais, com algumas exceções, e manter a norma que autoriza o uso da TJLP em outras operações do mercado financeiro, nas condições estabelecidas pelo Banco Central.

Debate
O deputado Betinho Gomes defendeu a aprovação da medida provisória, que, para ele, vai acabar com o maior problema gerado atualmente pela TJLP: o impacto na dívida pública.

Os recursos repassados pelo Tesouro, principal fonte de recursos do BNDES, retornam ajustados pela TJLP (hoje em torno de 7% ao ano), mas são captados pelo governo pela taxa Selic (9,25% ano ano). A diferença nas taxas é integralmente coberta pelo próprio Tesouro, gerando uma despesa chamada de “subsídio implícito”.
Segundo o relator, entre 2007 e 2016 esses subsídios somaram quase R$ 240 bilhões, sem que tenha havido retorno econômico equivalente para o País. “O subsídio aumentou de maneira astronômica e nem por isso a participação da indústria [na economia] aumentou”, disse.
Gomes afirmou ainda que o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) – outra fonte de recursos para o BNDES – ganhará com a mudança, pois terá retornos a taxa superior à TJLP. Na avaliação do governo, se já estivesse em vigor, a TLP estaria na casa dos 8% ao ano.
A afirmação do relator foi rebatida pela deputada Luciana Santos (PcdoB-PE), para quem a MP tem como objetivo beneficiar apenas bancos estrangeiros.
Já o deputado Ivan Valente (Psol-SP) afirmou que os repasses do Tesouro ao BNDES tenham trazido prejuízo ao País. “O retorno do BNDES, mais o que é devolvido ao FAT, mais o que se gera de riqueza, tornam os empréstimos [do BNDES] positivos para o País”, afirmou.
Reportagem - Carol Siqueira e Janary Júnior
Edição - Ralph Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos