Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

"Bezerra destaca crescimento da cultura orgânica no País"

Resultado de imagem para dep carlos bezerraO deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) enalteceu na Câmara o trabalho desenvolvido pela Embrapa para o aperfeiçoamento da cultura orgânica, o que tem contribuído para o fortalecimento da atividade no País. “O Brasil está caminhando a passos largos para se tornar uma potência mundial na produção de alimentos orgânicos, e quero manifestar o meu pleno apoio a todas as iniciativas.”, disse o deputado. Bezerra ressaltou que, no mundo inteiro, e cada vez mais, a demanda por alimentos orgânicos está crescendo, sobretudo porque aumenta a preocupação dos consumidores em relação ao efeito residual de agrotóxicos nos alimentos, em especial frutas, verduras e legumes.
No Brasil, a área de produção de orgânicos soma 1,1 milhão de hectares, quase o dobro do que havia em 2013. O Brasil já representa a quinta maior potência mundial em agricultura orgânica. Disse Bezerra que a baixa produtividade e o alto custo da agricultura orgânica estão sendo superados, devido ao uso de sistemas agroflorestais, que combinam culturas agrícolas com espécies arbóreas. Esses modelos geram os próprios insumos, e isto viabiliza o cultivo orgânico em escala, já que os fertilizantes naturais ainda são caros. Mas o salto na produção de orgânicos no Brasil não está ocorrendo com o aumento do cultivo em grandes propriedades, porém num maior número de propriedades. Para tanto, o investimento em assistência técnica aos pequenos agricultores tem sido fundamental.
Exportação
Dados do Ministério da Agricultura indicam que esse tipo de cultivo no campo já é praticado em 22,5% dos municípios brasileiros. Em 2013, ele era encontrado em 6.770 propriedades. No ano passado, este número saltou para 15.700, ou seja, houve mais que o dobro de crescimento em três anos. O crescimento na produção deve-se ao acentuado aumento da demanda, sobretudo no exterior. Hoje ainda há uma grande lacuna entre a demanda europeia e a sua capacidade de produção, que tem sido suprida pela importação. Mas somente em 2011 os orgânicos nacionais adequaram-se aos padrões exigidos pela União Europeia, embora a lei federal que regulamenta os orgânicos no Brasil seja de 2003. Graças a esta adequação, os produtos brasileiros passaram a ganhar rapidamente o mercado europeu, impulsionando o segmento no País.
Arlindo Teixeira Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos