Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

"Cuiabá tem programação especial na ‘Semana do Adolescente"

Visando diminuir o índice de gravidez na adolescência e o risco de contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza entre os dias 11 e 15 uma programação voltada diretamente aos jovens. Nesta segunda-feira (11), estudantes da Escola Estadual Benedito Carvalho, do bairro CPA I, receberam palestras e orientações sobre o tema. A agenda faz parte da programação da ‘Semana do Adolescente’. Durante a semana, outras três unidades escolares receberão a visita de profissionais de saúde para dar orientações aos estudantes sobre o assunto. Apesar de ainda não ter iniciado sua atividade sexual, Mateus Paulo assegura que saberá o que e como fazer na hora. “Achei bastante interessante a palestra. Não fiquei com nenhuma dúvida”, afirmou o garoto de 14 anos, ao revelar que em casa o tema é tratado como tabu. Os entreolhares e os sorrisos de canto de boca dos alunos com as explicações da estagiária de medicina da Clínica da Família do CPA I, Thais Gonçalves, reforça o estigma. “Eles têm muita vergonha. É um universo novo para eles que estão começando a vida sexual agora. Portanto, buscamos explicar tudo de forma lúdica. Desde como colocar a camisinha masculina ou feminina aos cuidados com a saúde bucal e uso de métodos contraceptivos”. As orientações foram repassadas pelos acadêmicos do 9º semestre de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Murilo Cândido Martins e Gabriela Selke, sob a supervisão do médico da família João David. “Nossa principal meta é reduzir a gravidez na adolescência. Hoje, 17% das adolescentes cuiabanas engravidam. Queremos diminuir para 15% ainda neste ano”, revelou a responsável técnica do programa ‘Adolescer’ da SMS, Lucineyde de Matos de Oliveira Ojeda. De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola, Evânia da Silva Pinto, duas alunas estão grávidas, sendo que uma possui 13 e a outra 14 anos. “Este é um assunto muito sério, pois reflete diretamente nos índices de evasão escolar. Algumas acabam perdendo o ano, reprovando por isso. É um impacto muito grande na vida dessas adolescentes. Por isso ressaltamos a importância dessa parceria com a Secretaria de Saúde de Cuiabá”.

Programação

· Dia 12 – Palestra ‘Sexualidade, gravidez na adolescência e hábitos saudáveis’ para os adolescentes do projeto PM Júnior.

· Dia 13 – Palestra ‘Gravidez na adolescência’ para alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Tita Maciel de Campos.

· Dia 14 – Palestra ‘Gravidez na Adolescência, IST/Aids e atualização da caderneta de vacina’ para alunos da Escola Estadual Estevão Alves Correa.

· Dia 15 – Palestra ‘Alimentação e hábitos saudáveis, sexualidade e gravidez na adolescência’ para alunos da Escola Estadual Alina Tocantins.

Por Hugo Fernandes
Foto: Davi Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos