Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

"FLORESTAR 2017: Painel apresenta políticas públicas para o setor de florestas plantadas "

O painel de abertura do Florestar 2017, com o tema "Perspectivas Econômicas e Educacionais para o Desenvolvimento Florestal" contou com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Governo do Estado de Mato Grosso, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT). O painel foi conduzido pelo moderador, Mauro Zanata da Casa Agro e comentarista do Canal Rural. Na ocasião os participantes apresentaram projetos, falaram dos benefícios e contribuição de cada departamento em prol de melhorias no desenvolvimento do setor de florestas plantadas em Mato Grosso e no País. Segundo o superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio a qualificação profissional é um passo importante para aumentar a produtividade de mão de obra. "A educação profissional em Mato Grosso atinge uma gravidade de quase 90%. O SENAR-MT está trabalhando para mudar esse quadro, nossa iniciativa é a oferta de cursos profissionalizantes para os trabalhadores", pontuou. Já o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro falou da importância das florestas plantas para o desenvolvimento econômico do estado e aproveitamento de áreas com pouca produtividade agrícola para plantio de florestas e assim aquecer a produção de biomassa nas agroindústrias de Mato Grosso. "O Governo do Estado considera que as florestas plantadas têm grande relevância, junto ao setor do agronegócio. E, para colaborar com a consolidação desse segmento estamos apoiando e investindo em um licenciamento ambiental mais rápido e eficiente para dar incentivo ao produtor. Criando também o Plano de Suplemento Sustentável (PSS) que deve sair até o final de 2017", disse Favaro. O gerente de departamento do Meio Ambiente do BNDS, Marcelo Macedo da Costa apresentou as linhas de créditos disponíveis para o setor com nove anos de carência e ressaltou que desde o ano 2010 só para contrações de projetos florestais foi investido 3,7 bilhões de reais. "A participação do BNDS no segmento de florestas plantadas tem sido de quase 80%, isso mostra nossa preocupação com as atividades silviculturais. Temos tudo para construir em Mato Grosso um novo modo de crescimento sustentável sem a necessidade de destruir as matas nativas", falou o gerente. De acordo com o secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller o Governo Federal precisa superar alguns obstáculos para tornar o setor mais competitivo, entre os problemas estão a política de crédito, tecnologia e comercialização, tendo em vista que as florestas plantadas são diferentes das culturas que são anuais. "Uma das alternativas do Governo, junto ao Ministério de Minas e Energia (MME) é transformar essa produção de florestas em energia. Outra alternativa que estamos tomando é com relação a conclusão da BR 163, que possui pequenos trechos prejudiciais ao avanço da produção".
O secretário, também parabenizou os organizadores do evento, pois considerou que a integração de setor público e privado cria discussões em prol do desenvolvimento País. “No Mapa estamos trabalhando em prol do setor de florestas, mas em oportunidades como está aproveitamos para ouvir e levar sugestões ao Ministério”, concluiu. Florestar 2017 é uma realização da Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) e Serviço de Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT). O evento conta com o patrocínio da Cargill e Mirex-s, com o apoio do Sistema Famato, Ima Gestão Florestal, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cooper Flora Brasil, Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase MT), Aprosoja Mato Grosso, Crea MT, Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase MT), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Pauta Pronta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos