Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

"Governador abre reunião do Conseg em Juína"

Na reunião com os Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseg), o governador Pedro Taques destacou que a instituição tem sido imprescindíveis dentro do processo de construção de um novo sistema de segurança pública, desde que foi regulamentado pelo decreto n 1.030, de 31 de maio de 2017. O evento, realizado na 9ª Caravana da Transformação, serve para fortalecer a parceria entre as forças de segurança e a comunidade, além de tratar das reivindicações da região.
O governador citou ser de extrema importância o encontro com a comunidade local e região, pontuando os vários conselhos de segurança já constituídos. “Integração não é somente entre as intuições de segurança pública, mas com toda a comunidade. Temos que unir esforços para conseguir levar uma sensação maior de segurança a todos. As ações qualificadas de segurança pública contam com efetiva participação dos conselhos de segurança”. Taques acrescentou que, mesmo com críticas e elogios, os Consegs demonstram o quanto o diálogo integrado está fortalecido. Citou também que em dois anos e oito meses, a gestão investiu em Segurança Pública, ampliando o número de policiais nas ruas, viaturas e garantindo segurança em todos os municípios de Mato Grosso. “São momentos como este que ouvimos onde acertamos e onde precisamos melhorar. Trabalhamos em três eixos: a integração, interiorização e inteligência, que demostram a importância dos investimentos em nossa gestão. Hoje, o efetivo é de 15 mil profissionais e 1.120 viaturas. Foram convocados 450 soldados do Corpo de Bombeiros e, desde 2016, o investimento na Inteligência passou para R$ 13 milhões”.
Demandas
Um projeto de videomonitoramento nas principais ruas e avenidas da cidade foi apresentado pelo presidente do Conseg de Juína, Natalino Lopes dos Santos. “Essa ferramenta proporcionará mais eficácia e rapidez no trabalho de segurança, pois inibirá a criminalidade e auxiliará o policiamento na hora de detectar delitos e infrações de trânsito”, disse. Outra solicitação foi do presidente do Conseg de Juara, Aparecido Cardoso, que destacou a necessidade de um centro de ressocialização para menores infratores, devido inúmeras ocorrências de homicídio na cidade com envolvimento de jovens. “Juara e região precisam com urgência de um centro socioeducativo para menores infratores”. Regularização fundiária também foi assunto na reunião, destacada pelo presidente do Intermat, Cândido Teles, que frisou a entrega de 49 títulos em Juína, no setor L. Acrescentou também que na próxima semana começa o trabalho de vistoria em todo município. ”Regularizar a situação dos lotes no município também é questão de segurança. Não vamos permitir especulação imobiliária. Quem não estiver dentro do seu lote, a propriedade será levada a leilão. Em Juína, estamos trabalhando em conjunto com os cartórios, analisando todos os documentos”, garantiu Cândido. Taques prometeu empenho referente às demandas apresentadas, contudo, cobrou a contrapartida do município e também o envolvimento da comunidade. Aproveitou a presença dos deputados na reunião, sugerindo que todos abracem a causa destinando emendas parlamentares. Na ocasião, estavam presentes o deputado federal, Nilson Leitão e os deputados estaduais, Oscar Bezerra, Sebastião Rezende, Saturnino Masson e Dilmar Dal Bosco.
O governador ressaltou que o Estado, sozinho, não reúne condições para viabilizar os projetos diante da crise financeira que o país atravessa com reflexos diretos na economia do Estado. Para o comandante-geral da Policia Militar, coronel PM Marcos Vieira da Cunha, o objetivo da reunião foi alcançado. “Vamos buscar respostas aos problemas das questões da segurança pública. Vamos debater as parcerias e integração entre as forças de segurança, junto com os conselhos dentro da comunidade. Temos estatísticas que mostram os números da diminuição ou aumento da violência, mas não temos uma que mostra a prevenção. Enquanto pudermos retirar uma criança, um adolescente da criminalidade, ou mesmo evitar um crime, serão conquistas para sociedade”. A reunião contou com a presença da prefeita de Juara, Luciane Bezerra, adjunta da Casa Civil, Paola Reis, do coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, Amarildo Marques, comandante da 14ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de Juína, major BM José Neto da Silva Lima, delegado regional de Juína, José Carlos Almeida Junior, diretor da Politec, Ailton Machado e o assessor da presidência do Detran, José Eldes. Estiveram também lideranças constituídas, policiais militares e civis, Corpo de Bombeiros e agentes da Politec.
Maricelle Lima Vieira | Sesp/MT Fotos: Mayke Toscano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos