Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

"MPF denuncia Lula por corrupção passiva"

Brasilien Ex-Präsident Luiz Inacio Lula Da Silva (Getty Images/AFP/M. Schincariol)Empresas automobilísticas teriam prometido R$ 6 milhões a Lula e seu chefe de gabinete em troca de medida provisória favorável. Ex-presidente, que já acumula nove denúncias desde 2016, rechaça acusação. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi mais uma vez denunciado nesta segunda-feira (11/09) por corrupção passiva. A acusação foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) do Distrito Federal e é um desdobramento da Operação Zelotes. A procuradoria acusa Lula de ter editado uma medida provisória durante seu governo para beneficiar montadoras em troca de propina. Segundo a procuradoria, os participantes do esquema prometeram 6 milhões de reais para Lula e Carvalho em troca de benefícios para o setor. Os valores seriam destinados a campanhas eleitorais do PT. Em nota, o Instituto Lula afirmou que os procuradores tentam perseguir Lula e que a denúncia é improcedente e imoral. "Mais uma vez, membros do Ministério Público Federal abusam de suas prerrogativas legais para tentar constranger o ex-presidente Lula e manipulam o sistema judicial brasileiro para promover uma perseguição política que não pode mais ser disfarçada", afirmou o instituto. O ex-chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, e outras cinco pessoas, entre elas os empresários Carlos Alberto de Oliveira Andrade (Grupo Caoa e Hyundai) e Paulo Ferraz Arantes (MMC - Mitsubishi) também foram denunciados no mesmo caso. O caso trata especificamente da Medida Provisória 471, de novembro de 2009, que prorrogou por cinco anos benefícios tributários destinados a empresas do setor automobilístico. "Diante de tal promessa, os agentes públicos, infringindo dever funcional, favoreceram às montadoras de veículo MMC e Caoa ao editarem, em celeridade e procedimento atípicos, a Medida Provisória n° 471, em 23/11/2009, exatamente nos termos encomendados, franqueando aos corruptores, inclusive, conhecimento do texto dela antes de ser publicada e sequer numerada, depois de feitos os ajustes encomendados", afirma a denúncia. Também estão entre os denunciados os lobistas Mauro Marcondes e Alexandre Paes dos Santos, além do ex-conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) José Ricardo da Silva. Os procuradores que apresentaram a denúncia, Frederico de Carvalho Paiva e Herbert Reis Mesquita, pediram ainda que os acusados paguem 12 milhões de reais a título de ressarcimento aos cofres públicos e multa por danos morais coletivos. Outro trecho da denúncia trata das provas coletadas durante as investigações. Entre as provas mencionadas pelo MPF estão manuscritos, e-mails e atas de reuniões apreendidas com os envolvidos. Para o MPF, as expressões 'kit de material enviado a Gilberto Carvalho' e 'café Gilberto Carvalho', que constam de documentos apreendidos, evidenciam a relação do grupo criminoso com os agentes públicos.
Histórico
Essa é a terceira denúncia criminal que foi apresentada contra Lula nos últimos dias. Na semana passada, o ex-presidente foi alvo de duas denúncias apresentadas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A primeira trata de uma acusação contra Lula por formação de organização criminosa no âmbito do inquérito que apura desvios na Petrobras. A segunda atingiu tanto o petista quanto a ex-presidente Dilma Rousseff, que foram acusados por obstrução da Justiça por causa da suas atuações na desastrosa nomeação de Lula para o ministério da ex-presidente, no início de 2016. Ao todo, o ex-presidente já acumula nove denúncias criminais desde 2016. Uma delas já resultou em condenação pelas mãos do juiz Sérgio Moro, em julho deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos