Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 19 de setembro de 2017

"NOBRES: APAE de NOBRES - A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO"

A APAE de NOBRES é uma associação filantrópica de caráter assistencial sem fins lucrativos que tem como objetivo atender através de um trabalho terapêutico e pedagógico a crianças, jovens e adultos com necessidades especiais realizando as atividades sempre visando o desenvolvimento máximo das aptidões dos atendidos. Todas as atividades são realizadas por profissionais capacitados que trabalham em ambiente acolhedor dispondo de instalações e equipamentos adequados. A APAE NOBRES quer oferecer atendimento de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional psicopedagógica e assistência social.
O objetivo da APAE Nobres é reabilitar, defender e respeitar visando sempre uma qualidade de vida mais digna e humana aos excepcionais e seus familiares relata o Presidente Nelson Dias. Com as famílias realiza um trabalho social e afetivo visando a proteção, socialização e o fortalecimento dos vínculos familiares, sendo um trabalho de apoio e orientação. Atualmente, atende 42 alunos entre crianças, adolescentes e adultos. A APAE Possui uma equipe multiprofissional, contando com um quadro de quatro(04) Professores: Carmen Marciellem, Laura A. Ribeiro, Juscilei Xavier, Aurejane Rondon e uma fisíotepeuta Milhena Manfrinato, além do motorista.
A inclusão social é um instrumento extremamente importante na determinação da qualidade de vida dessa pessoa, pois permite o acesso a todos os recursos da comunidade, que favorecerão o seu desenvolvimento global, reforçarão a sua autonomia e ajudarão a construir a sua cidadania.Como qualquer um de nós, a pessoa com Deficiência Intelectual percebe tudo que se passa ao seu redor. Portanto, devemos criar as oportunidades para que ela possa realizar todas as atividades que achar interessantes e auxiliá-la no que for possível.
Saiba mais sobre a Deficiência Intelectual:
A Deficiência Intelectual, segundo a Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento AAIDD, caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), que ocorrem antes dos 18 anos de idade.
No dia a dia, isso significa que a pessoa com Deficiência Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas. Muitas vezes, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem. A Deficiência Intelectual é resultado, quase sempre, de uma alteração no desempenho cerebral, provocada por fatores genéticos, distúrbios na gestação, problemas no parto ou na vida após o nascimento. Um dos maiores desafios enfrentados pelos pesquisadores da área é que em grande parte dos casos estudados essa alteração não tem uma causa conhecida ou identificada. Muitas vezes não se chega a estabelecer claramente a origem da deficiência.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL X DOENÇA MENTAL:
Muita gente confunde Deficiência Intelectual e doença mental, mas é importante esclarecer que são duas coisas bem diferentes. Na Deficiência Intelectual a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo, que acontece antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas. Já a doença mental engloba uma série de condições que causam alteração de humor e comportamento e podem afetar o desempenho da pessoa na sociedade. Essas alterações acontecem na mente da pessoa e causam uma alteração na sua percepção da realidade. Em resumo, é uma doença psiquiátrica, que deve ser tratada por um psiquiatra, com uso de medicamentos específicos para cada situação
COMO TRATAR
A Deficiência Intelectual não é uma doença, mas uma limitação. A pessoa com Deficiência Intelectual deve receber acompanhamento médico e estímulos, através de trabalhos terapêuticos com psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. De forma geral, a pessoa com Deficiência Intelectual tem, como qualquer outra, dificuldades e potencialidades. Seu acompanhamento consiste em reforçar e favorecer o desenvolvimento destas potencialidades e proporcionar o apoio necessário às suas dificuldades garantindo seu bem-estar e inclusão na sociedade.
PRINCIPAIS TIPOS
Síndrome de Down
Alteração genética que ocorre na formação do bebê, no início da gravidez. O grau de deficiência intelectual provocado pela síndrome é variável, e o coeficiente de inteligência (QI) pode variar e chegar a valores inferiores a 40. A linguagem fica mais comprometida, mas a visão é relativamente preservada. As interações sociais podem se desenvolver bem, no entanto podem aparecer distúrbios como hiperatividade, depressão, entre outros.
Síndrome do X-Frágil
Alteração genética que provoca atraso mental. A criança apresenta face alongada, orelhas grandes ou salientes, além de comprometimento ocular e comportamento social atípico, principalmente timidez.
Síndrome de Prader-Willi
O quadro clínico varia de paciente a paciente, conforme a idade. No período neonatal, a criança apresenta severa hipotonia muscular, baixo peso e pequena estatura. Em geral a pessoa apresenta problemas de aprendizagem e dificuldade para pensamentos e conceitos abstratos.
Síndrome de Angelman
Distúrbio neurológico que causa deficiência intelectual, comprometimento ou ausência de fala, epilepsia, atraso psicomotor, andar desequilibrado, com as pernas afastadas e esticadas, sono entrecortado e difícil, alterações no comportamento, entre outras.
Síndrome de Willians
Alteração genética que causa deficiência intelectual de leve a moderada. A pessoa apresenta comprometimento maior da capacidade visual e espacial em contraste com um bom desenvolvimento da linguagem oral e na música.
Erros Inatos de Metabolismo (Fenilcetonúria, Hipotireoidismo congênito etc.)
Alterações metabólicas, em geral enzimáticas, que normalmente não apresentam sinais nem sintomas sugestivos de doenças. São detectados pelo Teste do Pezinho, e quando tratados adequadamente, podem prevenir o aparecimento de deficiência intelectual. Alguns achados clínicos ou laboratoriais que sugerem esse tipo de distúrbio metabólico: falha de crescimento adequado, doenças recorrentes e inexplicáveis, convulsões, atoxia, perda de habilidade psicomotora, hipotonia, sonolência anormal ou coma, anormalidade ocular, sexual, de pelos e cabelos, surdez inexplicada, acidose láctea e/ou metabólica, distúrbios de colesterol, entre outros.
COMO PREVENIR
A chance de uma criança desenvolver Deficiência Intelectual depende de diversos fatores relacionados à genética, acompanhamento da gestação, saúde da mãe durante a gravidez, ambiente familiar saudável na infância e adolescência da criança, entre outros.
Alguns cuidados devem ser tomados, para evitar ou minimizar as conseqüências da Deficiência Intelectual na vida da pessoa:
• Procurar aconselhamento genético, antes de engravidar, quando houver casos de deficiência intelectual na família, casamentos entre parentes ou idade materna avançada (maior que 35 anos).
• Fazer um acompanhamento pré-natal adequado para investigar possíveis infecções ou problemas maternos que podem ser tratados antes que ocorram danos ao feto.
• Manter uma alimentação saudável durante a gestação e evitar uso de bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas.
• Realizar o Teste do Pezinho – que é obrigatório no Brasil – assim que o bebê nascer. Esse teste é a maneira mais efetiva de detectar a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito, que se não forem devidamente tratados podem levar à Deficiência Intelectual.
• Seguir recomendações de vacinas.
• Oferecer ao bebê alimentação adequada e ambiente familiar saudável e estimulador, além de cuidados para tentar evitar acidentes na infância.
• Procurar um médico caso note algum problema no desenvolvimento e/ou crescimento da criança.
DIREITOS E BENEFÍCIOS
A pessoa com Deficiência Intelectual tem os mesmos direitos que todos os outros cidadãos, assegurados pela Constituição Federal do nosso país: direito à vida, liberdade, igualdade, não discriminação, segurança, propriedade, educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, previdência e assistência social, entre outros.
Com a redução das fronteiras da desigualdade, a pessoa com deficiência poderá, por exemplo, ingressar no mercado de trabalho ou na rede regular de ensino, sem qualquer espécie de discriminação, e assim mostrar sua produtividade e valor.
É dever da família estimular e uma obrigação das instituições especializadas capacitar a pessoa com deficiência, objetivando sua inclusão nestes ambientes, onde terá direito a todos os benefícios assegurados aos demais trabalhadores e estudantes.
SUA DOAÇÃO CONSTRÓI NOSSO FUTURO
O presidente da APAE Nelson Dias faz um convite especial à população de Nobres para conhecer as instalações e os serviços da entidade. Lembra que a instituição é filantrópica e se sustenta de poucas verbas do município, de doações da população e de empresas nobrense,entre elas estão. A COPACEL- Indústria e Comércio Calcário Cereais em Nobres que doa mensalmente com R$ 1000,00,o Posto Xaxím que contribui mensalmente com R$ 1.000.00 também e a Prefeitura de Nobres através do Prefeito Leocil Hanel com a contribuição mensal de R$ 4.000,00 além das 04 Professoras e a Merendeira que são contratadas pela Prefeitura Municipal de Nobres. Nelson Dias faz um apelo à comunidade pedindo para colaborar com o espirito de solidariedade e companheirismo, afim de dar continuidade ao atendimento prestado aos alunos especiais. A atual diretoria tem como principais planos de gestão aumentar o número de associados, promover eventos para arrecadação de dinheiro e produtos alimentícios, manter convênios com o município e com o governo estadual , além de firmar parcerias com empresários e a comunidade local.Entre essas parcerias tivemos o apoio da Vereadora Zayra Valandro que fez um projeto de Lei,para que aja contribuição da população através da conta de água, o Projeto de Lei cria uma ferramenta de doação através da ESAN –Empresa de Saneamento de Água de Nobres em receber nas contas de água as doações autorizadas pelos clientes contribuintes da empresa de saneamento e repassando as doações diretamente para APAE de Nobres, facilitando assim a contribuição,ajuda e melhorias para a instituição.
DOAÇÃO DE MATERIAIS
Para quem prefere doar materiais, a APAE de Nobres precisa de:
• Material escolar: lápis, canetas, giz de cera, cadernos, papéis, cola, lápis de cor;
• Material de escritório: envelopes, papel sulfite, cartucho para impressoras;
• Material de limpeza: produtos de limpeza em geral, como detergentes, sabão em pó, água sanitária, desinfetantes, luvas de borracha; produtos de higiene pessoal: fraldas, absorventes, escova de dentes, pasta dental, sabonetes, shampoo, toalhas;
• Eletrodoméstico e eletrônicos: computadores, impressoras, estabilizadores;
• Roupas e calçados: Lãs, linhas, tintas, tecidos para bordar, barbante, fitas e etc.
O que o voluntário precisa é ter vontade de ajudar.
É necessário preencher um cadastro na secretaria da APAE, informando seus dados pessoais e área de interesse. Após o preenchimento do cadastro será feita uma entrevista, para verificar qual a melhor área para você atuar.
É preciso ter tempo e vontade
Antes de tomar sua decisão, tente antes visitar nossas instalações, conhecer o nosso constantes enquanto for voluntário. Se oferecer uma hora por semana sempre nas segundas-feiras, cumpra o prometido. Você terá todo o direito de desistir do trabalho voluntário assim que desejar. Para isso, basta comunicar sua decisão. Conheça a Lei n° 9.608/98 que define o trabalho voluntário no Brasil.
VOLUNTARIADO
Os voluntários, como os outros tipos de ajuda, também são muito bem-vindos. Você pode ajudar de seu jeito, seja como profissional da saúde, como: médico, dentista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista. Ou se faz arte: artesanato, música, teatro, dança. Seja como professor, auxiliar de sala. O trabalho é verificar em qual setor você pode ser útil e quais dias e horários terá disponíveis. O trabalho voluntário não é remunerado e não implica em vínculo empregatício. Você oferece seu apoio apenas pela vontade de contribuir. No entanto, é importante que sua presença ou trabalho possam ser
Ou em diversas áreas como: marceneiro, eletricista, serralheiro, mecânico, encanador, pintor, pedreiro, etc. Ou serviços de transporte, como caminhão, ônibus.
APAE de Nobres fica Localizado na Rua Alaor Soares de Souza Bairro Jardim Paraná - Centro próximo da Rodoviária Municipal, Nobres - MT, CEP:78.460-000
Maiores informações: Diretoria: 65 3376-1849 ou 65 99997-3679 Senhor Nelson Dias Presidente
Da Redação Caminho Político
Fotos Régis Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos