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sexta-feira, 22 de setembro de 2017

"Sai a licitação para novo trecho da BR-158"

O Diário Oficial da União publicou hoje (22.09) edital de licitação para pavimentação de um lote de 94 km da BR-158, no trecho entreAlto Boa Vista e o Posto Luizinho, em Mato Grosso. Pelo edital, a empresa vencedora terá a responsabilidade de elaborar o projeto executivo e realizar a pavimentação.A BR-158 é considerada um dos principais eixos de escoamento da produção agrícola e sua pavimentação é fundamental para incrementar a economia da região Araguaia. Hoje, restam 195 km a serem pavimentados em Mato Grosso. O trecho contorna a reserva indígena Maraiwat sede, por onde a rodovia deveria passar, mas os indígenas não permitiram que o asfalto atravessasse a área, obrigando a construção do contorno de 195 km. Desse total, 94 km estão sendo licitados. Outros 101 km, que ligam os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, devem ter a licitação lançada ainda este ano, segundo informações do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem, o senador Wellington Fagundes (PR-MT) comemorou a publicação do edital e lembrou tratar-se de mais um importante passo na consolidação desse eixo de escoamento da produção agrícola. “Há males que vem para o bem. Com a determinação dos indígenas de não permitir a passagem da rodovia pela reserva, o trecho a ser pavimentado vai incorporar novas cidades e incrementar a economia nesses municípios”, disse o senador. “O que não impede que, no futuro, mediante autorização dos indígenas, a rodovia possa ser asfaltada dentro da reserva. Em Mato Grosso, quanto mais estradas, melhor”, disse. Apesar de sofrer um acréscimo de 60 km no trajeto rumo ao Pará, o deputado estadual Baiano Filho (PSDB) avalia a decisão pelo contorno como um avanço na garantia de desenvolvimento da região, assegurando tráfego seguro e competitividade à produção Norte Araguaia. Ao lado do senador Wellington Fagundes, parlamentares, prefeitos, vereadores e outras lideranças da região, Baiano tem sido um dos principais articuladores para a conclusão da rodovia, mantendo uma agenda de insistentes cobranças junto ao Governo Federal. A partir da divisa de Mato Grosso com o Pará, a rodovia já está totalmente asfaltada, permitindo o acesso a Redenção (PA) e, por meio de duas rodovias estaduais, ao terminal de cargas da ferrovia Norte/Sul, em Palmeirantes (Tocantins). “De lá, chega-se ao porto de Itaqui, no Maranhão”, lembra o diretor-executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira. Segundo ele, pelo menos 3 milhões de toneladas de grãos da produção agrícola de Mato Grosso devem ser escoados, este ano, pelo porto de Itaqui. “Com o asfalto total da BR-158, esse volume deve aumentar”, diz. “A pavimentação total da rodovia consolida esse novo traçado da rodovia e permite o acesso aos portos do chamado Arco Norte”, diz o superintendente do Dnit em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado.
Assessoria

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