Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

RONDONOPÓLIS: Vereadores participam de reunião com PÁTIO e Diretoria do SANEAR"

Os vereadores de Rondonópolis foram convidados pelo prefeito Zé Carlos do Pátio para uma reunião que teve como tema a Taxa de Lixo. O chefe do Executivo, bem como a diretoria do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear tentou convencer os legisladores de que a medida adotada pela administração é a mais viável e que o aumento de 30% não passou de uma correção, visto que o projeto é de 2013 e os valores correspondentes à época. O pedido dos vereadores é para que as cobranças indevidas sejam revistas e haja uma discussão para buscar alternativas para as “situações injustas”.
“Existem grandes edificações que geram pouco lixo e não é justo que seja cobrado deles o mesmo que um local que produz muito resíduo. Nunca fui contra a taxa, sou do Consam, conheço esse tema. Agora, jogar a sociedade contra a Câmara é que não dá. Ficamos buscando culpados ao invés de resolvermos problemas. Temos que rediscutirmos esses valores e a forma de cobrança”, disse o vereador Jailton do Pesque Pague. O vereador Silvio Negri explicou que a Câmara de Vereadores tem legitimidade para fazer suas escolhas. “Votamos de acordo com o que achamos justo e correto, claro, dentro da legalidade. A impressão que esta reunião me dá é que nós [vereadores] estamos passando insegurança para o ente público, enquanto na verdade estamos fazendo nosso papel de fiscalizar e cobrar. A falta de diálogo provoca resultados como este e como o projeto do IPTU, que foi enviado em regime de urgência, não oferecendo tempo para que os legisladores pudessem aprecia-lo”, disse. O vereador Subtenente Guinâncio explicou que o projeto, da forma como está, fere o artigo 5º da lei aprovada em 2013. “Diante disto, sugiro que o Executivo faça um estudo por amostragem que vai apresentar o valor do metro cúbico e quantas toneladas são coletadas por dia. Enquanto o resultado do estudo não fica pronto, sugiro que a taxa seja reduzida aos valores aprovados na lei de 2013 e após os dados, reajustada. Sem estudos técnicos, não tenho como votar favorável ou apoiar a aplicação da lei”. O prefeito Zé Carlos do Pátio defendeu que não seria necessário um estudo. “É só pegar o que é coletado por dia, pesar e tirar o peso do caminhão. Aí teríamos o valor real”. Disse ainda que sente-se inferiorizado. “Na gestão anterior tudo era possível, no meu governo vocês não autorizam nada. O projeto do IPTU foi enviado em regime de urgência, pois eu estava em cima do prazo final”, justificou. Por sua vez, o vereador Subtenente Guinâncio questionou qual a data da posse do atual prefeito, com o intuito de esclarecer que o mesmo teve dez meses para se organizar e enviar à Casa de Leis o projeto referente ao aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano e que o fez em regime de urgência, sem que houvesse tempo para discussão. A diretora geral do Sanear, Terezinha Silva Souza, questionou quem pagaria a conta por atraso na cobrança da taxa. “Se ficarmos sem a coleta por três dias a cidade vira um caos e nós do Sanear não teremos dinheiro para arcar com a remuneração dos terceirizados. Pelo que percebo as maiores reclamações são por conta dos comércios, então podemos manter a cobrança das residências e discutirmos minuciosamente a tarifa dos coerciários”, sugeriu.
O vereador Rodrigo da Zaeli falou que muitas são as cobranças erradas e isso precisa ser corrigido. “Há o que é injusto e há o que ilegal. Acredito que em ambas as situações é preciso um olhar mais preciso. Há comércios que são grandes mais não produzem lixo e vice versa. É preciso identificar estas situações e corrigi-las”, disse. O prefeito disse que faria as correções identificadas e também estudaria a possibilidade de beneficiar os que facilitam a coleta dos resíduos, como para os que fazem a coleta seletiva, que utilizam de caçambas, entre outras formas adotadas para facilitar e minimizar o acúmulo de resíduos, bem como, o volume a ser coletado diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos