Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

"Sábado Social leva serviços e atividades a moradores do Praeirinho e região"

A 5ª edição do projeto aconteceu no último sábado (07), em Cuiabá. Moradores do bairro Praeirinho e de mais oito bairros da região foram contemplados com a 5ª edição do projeto Sábado Social, realizada no último sábado (07), na Escola Municipal Dom Bosco do Praeirinho. Durante toda a manhã, centenas de pessoas que visitaram o local tiveram acesso a cerca de 30 serviços e atividades gratuitos. Luzinete de França Oliveira, moradora do bairro Praeiro, de 68 anos, compareceu acompanhada do seu marido, José Benedito de Oliveira. Ela foi até o local para tirar dúvidas sobre seu processo de aposentadoria e aproveitou para cortar o cabelo e verificar a pressão e glicemia. “Os advogados me explicaram o que eu preciso fazer para conseguir me aposentar. Também aproveitei para melhorar o visual e cuidar da saúde”, contou. José Benedito consultou a equipe de advogados presente no projeto para obter informações sobre a posse de um imóvel. Em seguida, cortou o cabelo e fez exame de vista. “Fomos muito bem atendidos aqui. Esse projeto é muito bom. Devia ter sempre”, disse. Durante o evento foram atendidos moradores dos bairros Praeirinho, Praeiro, Residencial Novo Praeiro, Belinha, Jardim Califórnia, Jardim Shangrilá, Barbado, Campos Elísios e Grande Terceiro. Sabrina Costa Marques, de 23 anos, moradora do Residencial Novo Praeiro, participou de duas oficinas e aprendeu a fazer pão caseiro e o doce popularmente conhecido como cueca virada. Agora, com os certificados em mãos, pretende fazer em casa para vender. “Assim eu vou conseguir trabalhar e cuidar dos meus filhos ao mesmo tempo e garantir uma renda extra para ajudar nas contas”, comemorou. O Sábado Social é uma iniciativa do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), e conta com o apoio de parceiros, incluindo órgãos públicos, empresas privadas e instituições sociais. Até o momento, cinco edições já foram realizadas em bairros de Cuiabá e Várzea Grande. “Agradeço a todos os colaboradores e parceiros, que tornam possível a realização do Sábado Social. A nossa intenção é conhecer a realidade dos bairros e ouvir o que as pessoas têm a dizer, afinal essa é a função do parlamentar”, afirmou Maluf.
Palestras
Vania Maria Teixeira da Costa, professora da Escola Municipal Dom Bosco do Praeirinho, participou das palestras sobre educação financeira, realizadas na semana que antecede o projeto, e parabenizou o deputado Guilherme Maluf pela iniciativa. “Eu participei da palestra e gostei muito. Os ensinamentos e dicas repassados às crianças também foram muito importantes. Às vezes nós podemos pensar que não, mas elas são capazes de compreender a importância de guardar dinheiro e também podem auxiliar nas contas da casa, colocando em prática ações simples”, ressaltou. As palestras foram realizadas na EMEB Dom Bosco (Praeirinho), na EMEB Antonio Ferreira Valentim (Barbado) e no Centro Comunitário do bairro Grande Terceiro e tiveram como públicos-alvo adultos e crianças.
Demandas dos bairros
Além de levar serviços e atividades, o projeto Sábado Social também tem o objetivo de conhecer a realidade dos bairros de Cuiabá e Várzea Grande e ouvir as demandas da população. Para isso, em todas as edições o deputado Guilherme Maluf promove reuniões com moradores e representantes dos bairros atendidos. Regularização fundiária, pavimentação de ruas, construção de centros comunitários e áreas de lazer foram as principais demandas apresentadas pelos presidentes dos bairros e lideranças locais presentes na reunião. O presidente do Praeirinho, Aécio Nascimento (“Japão”) agradeceu ao deputado pela oportunidade de se manifestar e pediu o apoio dele para resolver alguns dos problemas dos bairros, dentre os quais destacam-se a necessidade de construção de um centro comunitário e de reforma e cobertura da quadra da Escola Municipal Dom Bosco do Praeirinho. “Sou presidente do bairro há 22 anos e nunca tivemos uma ação como o Sábado Social aqui. Ficamos muito gratos ao deputado Guilherme Maluf por ter se lembrado de nós e por estar aqui nos ouvindo. Sem dúvida, o dia de hoje foi um divisor de águas aqui no bairro”, disse Aécio. Moisés Nazário, presidente do Barbado, reivindicou a regularização fundiária de parte do bairro e a realização de obras de ampliação e cobertura da quadra de esportes da escola do bairro, bem como de reforma e ampliação do centro comunitário. “Projetos como esse são muito bons. A nossa região é muito carente e precisa de todo tipo de serviço e atendimento”, disse. O deputado Guilherme Maluf garantiu que irá se empenhar para dar encaminhamento às demandas. “Como deputado estadual, não tenho o ‘poder da caneta’, mas vou trabalhar junto aos órgãos competentes para garantir o atendimento dessas demandas, conversando pessoalmente com os secretários, encaminhando indicações e, quando possível, emendas parlamentares”, declarou. Também participaram da reunião os vereadores Dr. Xavier (PTC) e Wilson Kero Kero (PSL) e o diretor do Sine Cuiabá, Rafael Butareli. A 5ª edição do projeto Sábado Social ofertou à população os seguintes serviços: vacinação contra Hepatite B, H1N1 e antitetânica; vacinação de animais; exames de vista; atendimentos de fisioterapia; aferição de pressão e glicemia; cadastramento do Bolsa Família; emissão de carteiras de trabalho; orientações sobre o autoexame da mama, hipertensão, diabetes e nutrição; oficinas de confecção de tapetes de retalhos, de artesanato com materiais reciclados, salgados, cookies, bonecas de EVA e pipas. Também foram disponibilizadas informações sobre linhas de crédito, direitos do consumidor, saúde bucal, previdência social e aposentadoria, bem como orientações jurídicas em geral.
Por RENATA NEVES
(Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos