A sala de hemodinâmica está fechada há cerca de 10 meses e a comissão cobra explicações da Secretaria de Saúde de Cuiabá. Por solicitação do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso vai cobrar esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá a respeito do fechamento da sala de hemodinâmica do Hospital São Benedito. O requerimento para pedido de informações foi apresentado durante reunião da comissão, realizada na tarde desta quarta-feira (22). Como justificativa, Guilherme Maluf lembrou que o Hospital São Benedito possui o equipamento de hemodinâmica mais moderno de Mato Grosso – utilizado para tratamento do AVC -, no entanto há 10 meses ele não está sendo utilizado. A situação foi apresentada pelo presidente da Sociedade Mato-Grossense de Neurologia, Wilson Novais, durante audiência pública realizada pelo deputado no mês passado para debater as formas de prevenção, de diagnóstico e as alternativas de tratamento do AVC. “Essa comissão precisa cobrar informações do prefeito de Cuiabá e da Secretaria Municipal de Saúde sobre o motivo do fechamento da sala de hemodinâmica do Hospital São Benedito. O equipamento que tem lá é o mais moderno de Mato Grosso e pode salvar muitas vidas, mas está parado há meses. Precisamos cobrar explicações sobre isso”, defendeu Maluf. Na ocasião, o parlamentar também pediu empenho da comissão de saúde para instalação de um Centro de Tratamento de AVC em Cuiabá e lembrou que a doença é a é a terceira maior causa de mortes no mundo. “Durante a audiência pública que realizamos foi apresentada a reivindicação para criação desse centro, que é fundamental para realização de um tratamento adequado, que pode salvar vidas e reduzir muito as sequelas causadas pelo AVC. Nós fazemos as nossas manifestações aqui no Legislativo, mas queremos vê-las transformadas em ações”, disse.
Outro requerimento apresentado pelo deputado Guilherme Maluf e aprovado por unanimidade pelos membros da comissão solicita o comparecimento de representantes do MT Hemocentro para apresentação da realidade da instituição.
Durante a reunião desta quarta-feira também foi apresentado o relatório da visita técnica feita pela Comissão de Saúde ao Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. Dentre outras coisas, o relatório apontou a falta de equipamentos e de profissionais na unidade de saúde. “O Pronto-Socorro é uma instituição competente, que sabe salvar vidas, mas é atropelada por uma demanda que vem principalmente do interior e Cuiabá paga um preço alto por isso. Acredito que a comissão de saúde possa ajudar a garantir os recursos necessários para conclusão da obra do novo Pronto-Socorro e a alocar os leitos necessários para resolver paliativamente os problemas da unidade”, declarou Maluf.
Foram aprovados pela comissão os projetos de lei nº 370, 436, 410, 456, 403, 483, 487, 488 e 452, todos de 2017. Já os projetos nº 403/2017, 42/2017 e 21/2017 foram arquivados. Também participaram da reunião os deputados estaduais Dr. Leonardo, presidente da comissão, e Allan Kardec, membro efetivo.
www.guilhermemaluf.com.br
Assessoria da 1ª Secretaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário