Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

"Emmerson Mnangagwa é o novo Presidente do Zimbabué"

defaultÉ uma nova página na história do país. Depois de 37 anos de Robert Mugabe, Mnangagwa tomou posse, esta sexta-feira (24.11), como novo chefe de Estado, numa cerimônia acompanhada por milhares de pessoas."Eu, Emmerson Dambudzo Mnangagwa, juro que, como Presidente da República do Zimbábue, serei feal à República do Zimbabwe e obedecerei, defenderei e protegerei a Constituição e as leis do Zimbabué", afirmou perante dezenas de milhares de pessoas em Harare.Desde o início da manhã desta sexta-feira, muitos zimbabueanos deslocaram-se para o Estádio Nacional para aclamar o novo Presidente.
Simbabwe Harare Vereidigung Präsident Emmerson Mnangagwa"Mugabe, o pai da nação"
Durante o discurso de posse, Mnangagwa garantiu que eleições "democráticas" vão decorrer no próximo ano como já estava previsto, e declarou que o Zimbabué está a ser renovado após 37 anos de Governo Mugabe. Emmerson Mnangagwa também homenageou o ex-Presidente Robert Mugabe e chamou-lhe "o pai da nação". "Vamos todos aceitar e reconhecer o seu imenso contributo para a construção da nossa nação", acrescentou o novo Chefe de Estado. Com promessas de combate à corrupção e desenvolvimento da economia, nomeadamente com investimentos estrangeiros na economia nacional, Mnangagwa também prometeu recompensar os agricultores cuja terra foi confiscada por um programa do Governo anterior.
Simbabwe Harare Vereidigung Präsident MnangagwaEx-Presidente não compareceu à cerimônia
Durante a cerimônia de posse, os altos comandantes das forças de segurança do Estado juraram lealdade a Mnangagwa. Alguns deles fizeram isso entre fortes vaias, como o chefe da polícia, corporação acusada de estar vinculada aos aliados políticos de Grace Mugabe, cuja ambição em chegar ao poder é assinalada como principal detonante da crise que acabou com a renúncia do seu marido após 37 anos de governo.A cerimônia contou ainda com a presença de representantes internacionais, como o ministro de Telecomunicações da África do Sul e o Presidente de Botsuana, Ian Khama. Também houve representação de outros países da região, como Zâmbia e Namíbia.
Quem não compareceu foi Robert Mugabe, como havia antecipado nesta quinta-feira (23.11) o secretário de Imprensa, George Charamba. "Ele garantiu à família presidencial não só sua segurança e bem-estar, mas a preservação da lei e da ordem no país. Ambos concordaram em que o ex-presidente precisa de tempo para descansar após os agitados eventos pelos quais passou nesta semana e meia e poderia não presenciar a posse. Mesmo assim, repassou ao futuro presidente seus bons desejos e apoio", indicou Charamba.
Terceiro Presidente zimbabueano
Com 75 anos, Emmerson Mnangagwa torna-se o terceiro chefe de Estado do Zimbabué, desde a independência em 1980. Assume o poder, três dias após a demissão de Robert Mugabe, de 93 anos, precipitada pelo exército.Durante muito tempo considerado o delfim de Mugabe, Emmerson Mnangagwa, foi demitido a 6 de novembro - por intervenção da então primeira-dama, Grace Mugabe, que esperava suceder ao marido - e abandonou o país por razões de segurança.O seu afastamento provocou na noite de 14 para 15 de novembro um golpe dos militares, que se opunham à chegada ao poder de Grace Mugabe.
AFP, AP, EFE, Agência Lusa, gs, tms/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos