Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

"Vânia Cristina da Silva Venega, jovem paixão pela educação"

A servidora está prestes a completar 31 anos de carreira na rede Educação do município. Whaam! Toca a sirene de intervalo da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Prof. Carlos Alberto Reyes Maldonado, do bairro Jardim Imperial, bem no momento em que a servidora da Prefeitura de Cuiabá, Vânia Cristina da Silva Venega, também diretora escolar da unidade, menciona estar prestes a completar 31 anos de carreira na rede Educação do município. Vamos do princípio: graduada em Pedagogia e pós em Psicopedagogia, Vânia conta, em meio à gritaria e barulho de mais 400 crianças em recreio, quando iniciou a carreira no funcionalismo público.
“Foi 16 de março de 1987”, falou com de boca cheia, como diz a figura de linguagem. Recém-aprovada no concurso para professora de Ensino Fundamental, e recém-completada a maioridade (18 anos) explica o porquê da paixão pela rede pública municipal de Educação. Ainda com 17 anos, após terminar de cursar o 2ª grau, Vânia foi sondada no magistério pelos seus coordenadores os quais expressaram o interesse de levar a jovem e promissora professora a lecionar em um importante e tradicional colégio particular da capital. Porém, o seu desejo não era de dar aula para crianças de classe familiar alta, então optou pelo cargo de concurso público e foi lecionar na escola pública do bairro Osmar Cabral, região carente de Cuiabá. “Eu tinha e tenho uma paixão tão grande por crianças e queria ficar perto daquelas que eu sentia aquela coisa vibrante dentro de mim para eu poder oferecer meu carinho, minha atenção e o meu trabalho”, externou com o sorriso estampado no rosto. Na época, a juventude quase lhe compromete. O diretor escolar da unidade do Osmar Cabral da época recusou à aceita-la, pois, segundo ele, Vânia ainda era uma criança pela pouca idade e a baixa estatura física. Ainda a questionou se seria capaz de ministrar as aulas. “Eu passei no concurso e vou assumir minha sala”, retrucou ao relembrar o episódio.
Esse foi o começo da trajetória de 21 anos como educadora com passagens em outras unidades escolares do município. A última em que esteve em sala de aula é mencionada pela servidora com muita satisfação. Foi na escola Agostinho Simplício de Figueiredo, do bairro Poção, que veio a ser tornar gestora escolar. Segundo ela, os educadores precisam manter algo que se perdeu hoje em dia, o carisma. Na avaliação da profissional, a empatia entre educador e educando faz toda a diferença no resultado final. “Um simples conteúdo quando você vai ensinar se torna muito mais atrativo quando existe essa questão da empatia entre o professor e o aluno”, exemplificou. Ao longo de seus 19 anos como professora sempre se dedicou a manter essa inteiração com seus alunos. Hoje Vânia possui ex-alunos médicos, advogados, enfermeiros e alguns com posições de destaque na sociedade. “Esses dias meu filho mais velho precisou fazer uma cirurgia e me ligou e contou que a fisioterapeuta era minha ex-aluna e não parava de falar de quando eu era professora”, contou com o sorriso no rosto de dever cumprido. Foram 19 anos prestados ao ensino direto a alunos da unidade quando então, em 2008, recebeu o convite da equipe gestora para assumir como articuladora o programa Educa Mais, hoje Novo Mais Educação. Dois anos mais tarde lançou seu nome como candidata a direção escolar sendo muito bem eleita pela comunidade dos bairros Poção e Dom Aquino. São quase oito anos divididos entre a coordenação e direção escolar e Vânia ainda mantém a mesma paixão pela educação de quando era jovem. Diz ser “gratificante” e explica o porquê: Sua experiência em sala de aula lhe mostrou as limitações, pois muito se dependia da direção escolar para uma ação mais relevante e quando se está à frente da escola se tem uma visão mais ampla e o trabalho converge para colocar a ação do professor em prática. “O gestor é aquele que fornece o suporte para o trabalho pedagógico ser desenvolvido com eficiência”, definiu com propriedade de anos de experiência. Vânia se aprofunda mais como quisesse voltar no tempo e avalizar todas as ideias quando ainda era uma jovem professora. “O trabalho do diretor nada mais é do que do processo que faz as ações dos professores se efetivem”, explicou e citou que tudo envolve diretamente as áreas pedagógica, administrativa, humana e financeira.
Humanização
No ponto de vista da diretora, a humanização do serviço público, principal mote de gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, está além do processo educacional, uma vez que a educação municipal atende crianças em uma faixa etária muito vulnerável e, segundo Vânia, é precisa estar atento a detalhes como, por exemplo, a questão social. “É aonde precisamos articular junto a outros órgãos que possam nos auxiliar para que a criança e sua família não passem por momentos difíceis. Humanizar é estar atento a isso”, classificou. Whaam! Novamente a sirene toca indicando o final do intervalo. A diretora aproveitar para ir ao pátio da escola. Foi como jogar ração em um rio repleto de peixes o que faz todo o cardume ir massificamente em direção ao alimento. Vânia é rodeada de crianças e a imagem traduziu toda a paixão e empatia tanto defendida pela educadora. Ao longo de nossas vidas tivemos diferentes tipos de professores: motivadores, vocacionais, estimulantes, autoritários, entre outros, e se fizermos uma busca temporal da época escolar, notoriamente, vamos dar razão para Vânia, pois aquele professor que mais nos identificávamos era o qual obtivíamos o melhor desempenho. Mãe de dois homens e casada há 16 anos, aos finais de semana à busca é pela tranquilidade e o destino é “na minha Chapada dos Guimarães”, como ela mesma define. Caseira, também aprecia cinema e teatro, hobbys comuns de uma educadora nata.
Perfil
A proposta de valorização do servidor público da gestão Emanuel Pinheiro levou a idealização da série Perfil, qual é baseada no gênero literário do jornalismo (perfil) que possui características narrativas de um determinado personagem, no caso o servidor, com relatos de vidas e histórias, tanto da carreira funcional pública quanto pessoal. Deste modo, a cada semana o portal da prefeitura protagonizará um servidor e a sua história, pois uma gestão humanizada se trata, principalmente, da figura humana.
RUAN CUNHA
Jorge Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos