Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

"DIA DO APOSENTADO: Servidora pioneira na instituição da creche filantrópica é personagem do Dia do Aposentado"

Após se aposentar, Nise Carvalho continua ativa e hoje contribui com seu trabalho voluntário no Cuiabá Prev. No dia 24 de janeiro é comemorado o Dia do Aposentado, e a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Inovação de Comunicação (Sicom), buscou resgatar a história da servidora aposentada Nise Benedita Souza Carvalho para representar e homenagear todo o funcionalismo público aposentado, pessoas importantes para o município, no desenvolvimento dos serviços públicos em geral. Aos 16 anos de idade, Nise iniciou sua trajetória na prefeitura e o trabalho era a formação de alunos do primeiro grau. A gestão, na época, era do ex-prefeito Aecim Tocantins, em meados do ano de 1954. O gestor também era profissional de Educação, como ressaltou a servidora. O primeiro emprego foi na Escola Municipal Isolada, nome dado na época às unidades educacionais, do bairro Lixeira. Ela explica que antigamente a Prefeitura de Cuiabá alugava casas residenciais onde as aulas eram ministradas para alunos de 1º, 2º e 3º ano. Sua função era voluntária e não recebia salário, pois era menor de idade e apenas auxiliava a então profissional de Educação professora Arcemina Canavarros. Nise revela que todos a conheciam como ‘professorinha’, apelido carinhoso muito pela juventude e pouca idade no trabalho educacional. Ainda em 1954, a professa Arcemina veio a falecer foi quando então Nise passou a exercer o trabalho, porém, agora, como titular da função. "Foi com ela que aprendi a amar a sala de aula e ajudar as crianças e os jovens que tinham o interesse em aprender. Nesta época, o prefeito Aecim nos visitou na escola, viu meu trabalho e acabou me contratando", relembrou. Já em 1969, a primeira escola padrão foi construída pelo prefeito da época quando Nise, agora com 15 anos como professora, foi convidada para ser diretora da atual Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Ezequiel Siqueira onde passou mais 14 anos até se aposentar em 1983.
Creche Filantrópica
Neste meio tempo, já pedagoga formada, ajudou a oficializar a primeira creche filantrópica da Capital, a Creche São Francisco, onde desenvolveu toda a estrutura pedagógica da unidade. As creches filantrópicas são unidades fundamentais para o município no processo de universalização da Educação Infantil. São 26 unidades conveniadas com o município e atendem em torno de 400 crianças como suporte a mais das unidades públicas. As unidades filantrópicas ainda recebem o aporte de R$ 176 por aluno, 40% a mais, em relação à administração passada, devido ao aumento do prefeito Emanuel Pinheiro instituído no início de 2017.
Pós-Aposentadoria
Foram 29 anos de carreira pública e, atualmente, com 80 anos de idades, Nise ainda continua ativa em seus projetos pessoais, como o trabalho voluntário no Cuiabá Prev, órgão da Prefeitura de Cuiabá ligado a Secretaria de Gestão. Especificamente, a cargo do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores de Cuiabá, todas as terças-feiras ela ajuda outras pessoas no processo de aposentadoria com ações de orientações, auxílio nas dúvidas, entre outras demandas. "Eu dirijo meu carro, faço trabalhos voluntários, cuido do mural da Cuiabá Prev e ainda faço parte da Associação dos aposentados do Município. Não consigo parar! Se fico em casa sem fazer nada, acabo adoecendo", contou. Nise foi casada com jornalista Eugênio de Carvalho um dos pioneiros da rádio e da televisão mato-grossense. A servidora aposentada faz questão de destacar as atuações do ex-marido que também foi pioneiro na fundação de várias rádios como a Difusora Bom Jesus de Cuiabá e Cultura.
Funcionalismo Público
O Executivo municipal possui, atualmente, 3.689 servidores aposentados e pensionistas. Na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, no primeiro ano de administração, o número de servidores aposentados foi de 423 servidores. A Prefeitura de Cuiabá conta com o programa de preparação de aposentadoria, qual leva suporte a servidores próximos a se aposentarem, dentre outros trabalhos como, por exemplo, a utilização de palestras, dinâmicas em grupos e orientações sobre outros projetos profissionais e pessoais desta nova etapa. “O grupo formado por três profissionais se dividem nas tarefas de auxilio. Temos psicólogos, fisioterapeutas, técnicos de Recursos Humanos, entre outros profissionais. Fornecemos orientação quanto às burocracias, desenvolvimento de trabalho corporal e uma série de atividades”, explicou a Rafaella Regis Fonseca. Ainda de acordo com a Rafaella, as reuniões acontecem duas vezes ao ano: uma no primeiro semestre e a outra no segundo. O Cuiabá Prev remete a lista de servidores com processo de aposentadoria e então a equipe do programa entra em contato para oferecer o auxilio ao servidor. Ao todo, já foram auxiliados aproximadamente 360 servidores. "Nossa gestão presa pelo respeito ao servidor público, seja ele ainda em atividade, seja aquele que doou sua vida ao serviço público, pois dedicou quase a ela [vida] inteira na função de contribuir com o município em seu desenvolvimento e tudo mais. Parabéns aos servidores aposentados! Muito obrigado pela dedicação e meu profundo respeito a suas histórias", parabenizou o prefeito Emanuel Pinheiro.
JULIA MILHOMEM
Gustavo Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos