Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

"Festa dos 300 Anos da Comunidade de São Gonçalo Beira Rio prossegue com reza e levantamento do mastro"

A tradicional festa de São Gonçalo prossegue nesta quinta feira (11), às 19 horas com reza do terço e levantamento de mastro em comemorando os 300 anos da comunidade de São Gonçalo Beira Rio. Na programação terá ainda festival de Cururu, da Associação de Cururu Tradição Cuiabana. O evento conta com a realização da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A comunidade de São Gonçalo Beira Rio localizada a margem esquerda do Rio Cuiabá, é considerada por muitos o “berço” de Cuiabá, conhecida por sua culinária, por suas peixarias, pelas festas tradicionais e pelo seu artesanato ceramista. Entretanto, é pela fé e a religiosidade de toda a comunidade, amparada pelo santo padroeiro, que São Gonçalo Beira Rio também se destaca. Para a Prefeitura de Cuiabá a festa é uma das mais representativas da Capital. Onde se reúne um povo compromissado com nossos valores culturais. “Por isso determinei ao secretario Francisco Vuolo para que não medisse esforços, na realização deste evento tão representativo, tanto para a nossa Capital como para todo Mato Grosso”, afirmou Emanuel Pinheiro. Conforme o secretário Francisco Vuolo católico convicto, a festa agrega muito para nossa cultura e principalmente para nosso turismo. “Faço questão de prestigiar a reza, o levantamento do mastro e os nossos curueiros. Acredito que durante todos esses dias o local será invado pela população que gosta muito dos atrativos do local e também por aqueles que estão aqui só de passagem”, ressalta Vuolo. A noite desta quinta feira, também será marcada com a apresentação dos cururueiros da Associação de Cururu Tradição Cuiabana. O Cururu é uma dança de homens, com cantos de desafios que narram fatos bíblicos sobre o santo que está sendo homenageado neste caso São Gonçalo de Amarante. O cururu é uma dança sagrada dos índios brasileiros, de origem tupi-guarani. Anteriormente era dançada nos templos. Mais tarde foi transportada para o domicílio do festeiro, onde se coloca um altar com o Santo Padroeiro do respectivo culto. É dançada exclusivamente por homens. O seu sítio de maior difusão é o Estado de Mato Grosso notadamente o vale do Cuiabá.
Entenda o Cururu
Dez ou vinte homens formam uma roda no sentido horário. O pé direito dá um passo, a esquerda encosta atrás. Depois, o direito encosta atrás, e assim por diante. Tem como acompanhamento instrumental duas violas de cocho, um ganzá ou cracachá (reco-reco de bambu), garfo e prato de ágata. A cantoria é entoada em duplas. As duas vozes trabalhando seus versos ritmados. A partir deste desenho básico os curureiros fazem “frô” (floreios), ajoelhando-se ou rodopiando. Dá-se um passo e para-se; mais dois passos, nova paradinha, de fração de segundo; mais três pequenos passos, juntando os pés na paradinha, e a série recomeçam. Os mais animados até sapateiam. Outros dançam entre si, gingando, mas nunca se rompe a unidade do circulo. A festa em homenagem a São Gonçalo do Amarante, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, segue até domingo, 15, com extensa programação.
Repórter: ALESSANDRA BARBOSA
Fotógrafo: LUIZ ALVES​

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos