
Além da estação, os 2400 pontos de ônibus da Capital passarão por processo de revitalização, seguindo o modelo implantado no abrigo da Rua Joaquim Murtinho, localizado atrás da Catedral Metropolitana de Cuiabá. A expansão, de acordo com a equipe de Transporte da Semob, inicia ainda este ano com previsão para até o mês de abril. A frota de ônibus, que hoje é formada por 369 veículos, atendendo mais de 70 linhas, “será 100% adaptada com ar-condicionado,” garantiu o prefeito Emanuel Pinheiro.
Linhas expressas – Como o objetivo é reduzir o tempo de viagem entre os bairros e o Centro da capital, no horário de ‘pico’, Cuiabá agora conta com quatros linhas expressas, circulando desde abril de 2017 na região do Coxipó, com linhas nos bairros Pedra 90, Osmar Cabral, Parque Cuiabá, Santa Terezinha. Com as linhas em circulação, o tempo de percurso das viagens já foi reduzido em até 60%. A previsão e que mais uma linha seja implantada em 2018.
Iniciada em setembro ao ano passado, a área total de construção da estação é de 337,12 m2 e com uma tecnologia inovadora. A Estação Alencastro receberá mais de 150 mil passageiros por mês, que contarão, a partir desta sexta-feira, com uma frota de 41 veículos, distribuídos por nove linhas (107, 320, 340, 410, 604, 605, 608, 609 e 711), sendo ponto de parada mais utilizado pelos usuários do transporte público para se direcionar a locais como o Santa Amália, Terminal do CPA I, Grande Terceiro, Terminal Antártica, Jardim Gramado, Santa Terezinha, Pedra 90, entre outros. O terminal conta também com um ponto da MTU para que os usuários possam fazer a recarga dos cartões. Recebendo até trinta mil passageiros por dia, com uma capacidade de acomodação simultânea de até 800 pessoas. O fluxo de percursos da estação será elevado nos horários de pico. Das 6h às 8h, cerca de 100 viagens serão feitas. Entre às 11h e 13h, 71 serão realizadas, enquanto ao final do dia, mais precisamente entre às 16h e 18h, o número volta a crescer, atingindo aproximadamente 85 corridas. Toda obra foi orçada em R$ 637 mil, a parte física e R$ 587 mil a instalação dos 150 equipamentos fotovoltaico (placas solares) ar condicionado e portas de automação. O custo total do terminal ficou em R$ 1.224,000, recurso vindo do Fundo Municipal de Trânsito.
LUCIANA SOUZA
Luiz Alves
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