Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

"Comissão de Educação confirma votação de projeto que cria a Federal de Rondonópolis"

Luta pela emancipação do campus da UFMT percorreu longo caminho e deve ser concluída nesta terça-feira, 27, indo à sanção presidencial. A Comissão de Educação, Cultura e Desporto do Senado Federal divulgou nesta segunda-feira, 26, a pauta de projetos a serem votados na reunião ordinária programada para esta terça-feira. No primeiro item, está o projeto de lei que cria a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). A matéria será relatada pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT), em sessão que começa às 11h30 – horário de Brasília, e poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Senado. nicialmente, a matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados, no final do ano passado, após grande esforço da bancada federal de Mato Grosso. Aprovada pela Comissão de Educação do Senado, o projeto será enviado a plenário. Wellington anunciou que pedirá o encaminhamento em regime de urgência, com a matéria podendo ser apreciada ainda na sessão desta terça-feira, 27. Concluído o processo legislativo, o projeto vai à sanção do presidente da República. “A criação dessa universidade representa mais que a independência em relação à direção central da UFMT. Além de permitir autonomia orçamentária, o que estamos vislumbrando é, sem dúvidas, um grande avanço na realização de pesquisas, prioritariamente voltadas para o desenvolvimento agrícola, além da discussão e planejamento de novos cursos, incluindo os voltados para a pequena produção agropastoril” – frisou o senador republicano.
A luta pela emancipação do campus começou há 10 anos e envolve toda a sociedade local. Criada em 1976, a Federal de Rondonópolis conta com seis blocos de salas de aula e laboratórios (A, B e C), o prédio da biblioteca, o anfiteatro com acomodação para 250 pessoas; o prédio do Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade, o prédio do laboratório de Climatologia, o Centro Meteorológico e construções menores, que abrigam a Prefeitura do Campus, Almoxarifado, Centros Acadêmicos, dentre outros.
O centro conta ainda com 22 cursos de graduação para atender Rondonópolis e região: Pedagogia, História, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, Letras (com Habilitação em Português e em Inglês), Administração, Ciências Contábeis, Economia, Biblioteconomia, Licenciatura em Informática, Zootecnia, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Ambiental, Sistemas de Informação e Administração (modalidade EAD).
Além disso, a universidade possui atualmente três cursos de mestrado e um de doutorado e duas residências multiprofissionais em Saúde (Saúde da Família e Saúde do Adulto/Idoso). Ao todo, o campus conta com 300 professores e atende mais de 5 mil alunos.
Da Assessoria
Foto: Senador Wellington Fagundes (PR-MT), com a presidente da Comissão de Educação do Senado, senadora Lucia Vânia (PSD-GO)
Crédito: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário