Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 4 de fevereiro de 2018

"Entre a Religião e a Ciencia é o novo lançamento do autor José Alves Vieira"

José Alves Vieira nasceu em 8 de abril de 1956, filho de Jerônimo José Cabral e Agostinha Martins Cabral, ambos já falecidos; foi trabalhador rural e professor de ensino fundamental. Casado com Neusa Mariana de Sousa Vieira,Vieira é pai de Viviane, Nilton e Willian (in memoriam); avô de Vanessa, Andressa, Alana e Daniel. Advogado, atua na área do Direito do Consumidor. Autor do livro “Entre a Religião e a Ciência – A Verdadeira Origem do Homem”, há 17 anos exerce o cargo de assessor jurídico no PROCON de Rio Verde,no estado de Goiás. “Penso que a evidência maior ainda é o conflito; são conflitantes por natureza, pois tanto a ciência quanto a religião são conduzidas por homens e mulheres entre os quais a maioria defende, acima de tudo, os interesses pessoais ou corporativos.” Escritor José Vieira, é um prazer contarmos com a sua participação na Revista Divulga Escritor. Como surgiu o gosto pela área filosófica?
José Vieira - Primeiramente, é bom definir o que é filosofia. Segundo a definição mais simples, é “amor à sabedoria”. A filosofia consiste no esforço para entender a própria existência e o mundo à nossa volta, bem como os valores que a sociedade considera politicamente corretos. A Bíblia talvez seja a fonte filosófica mais completa, de onde se pode extrair conhecimentos de infinitos seguimentos, não só religiosos, mas de toda natureza nas relações humanas. Comecei a estudar a Bíblia muito cedo; inicialmente, pela fé, depois de forma racional, o que me permitiu questionar contradições e comparar a lógica das coisas com os contextos bíblicos, históricos e científicos. Não me considero um filósofo, meu conhecimento é limitado e superficial; gosto de pensar em outras dimensões.
Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio do seu livro “Entre a Religião e a Ciência”?
José Vieira - O objetivo central é mostrar um caminho, onde a ciência e a religião possam caminhar juntas; é provar que existe compatibilidade entre a religião e a ciência, ou seja: a fé e a razão são compatíveis. Pode parecer ousadia de minha parte, considerando que existem muitos filósofos, cientistas e religiosos se esforçando para provar o contrário, mas eu também me esforcei para apresentar argumentos lógicos, que tenham fundamentos, tanto bíblicos quanto científicos. Se para a religião, tudo existe a partir da criação de Deus, e para a ciência tudo existe a partir do BigBang e a evolução, minha proposta é que Deus, para executar seu projeto de criação, tenha empregado todos os métodos apontados pela ciência, como explosão, expansão e evolução para, finalmente, introduzir o homem no planeta terra.
Apresente-nos a obra.
José Vieira - Entre a religião e a ciência apresenta-se uma possibilidade intermediária da origem do homem, mesclando as teorias religiosa e científica, criação e evolução, num contexto simples e objetivo que demonstra que – embora a origem do Universo, do planeta Terra e do homem não tenha ocorrido exatamente como se apresenta no relato bíblico – não se pode afastar a certeza de que tudo que compõe o Universo,ou seja,as galáxias, os planetas, os seres vivos, inclusive o homem,surgiu a partir de uma grande quantidade de energia da antimatéria, ou energia cósmica, que tem como origem o Criador, independentemente do método utilizado na construção, seja criação, evolução ou os dois simultaneamente ou não.Tudo o que se materializou foi pela vontade de Deus. O Autor da vida utilizou o processo evolutivo e criativo para materializar o imaterial, formar o Universo, o planeta Terra e torná-lo habitável, para introdução do homem por meio da materialização do espírito pela encarnação, bem como apresenta uma parte de ficção, como a origem do Jardim do Éden e o nascimento e casamento de Adão e Eva.
Apresente-nos alguns tópicos do sumário.
José Vieira –
Origem da Terra segundo a Bíblia – criação;
Origem da Terra segundo a Ciência – evolução;
Contradições da teoria da criação;
Contradições da teoria da evolução;
Compatibilidades entre as teorias da criação e evolução;
Matéria-prima do corpo humano;
O homem e o pecado original;
A escala do Bem e do Mal;
Predestinação;
Morte, um mal necessário;
Introdução do homem na Terra;
Introdutores dos seres humanos no planeta;
Céu – Monte Santo de Deus;
Inferno – oposição ao Céu;
Planeta Terra – pequena amostra do paraíso;
Planeta Terra, uma pequena amostra do inferno;
Quando o Mal serve ao Bem;
Anjos e demônios, entre outros.
O que, na sua opinião, está em evidência entre a religião e a ciência?
José Vieira - Penso que a evidência maior ainda é o conflito; são conflitantes por natureza, pois tanto a ciência quanto a religião são conduzidas por homens e mulheres entre os quais a maioria defende, acima de tudo, os interesses pessoais ou corporativos. No campo científico muitos desses estudiosos se sentem diminuídos ao assumir uma fé abstrata; por outro lado, os religiosos, ou lhes faltam conhecimento ou estão acomodados numa fé irracional, que não aceita a razão. Porém, na minha opinião, há uma pequena tendência de mútua aceitação;isto porque as principais questões científicas, contestadas pela Igreja, se provaram a favor da ciência, e existem alguns cientistas empenhados em provar cientificamente a existência de Deus.
A quem indica a leitura desta obra?
José Vieira - Para todas as pessoas que têm curiosidade quanto à origem do Universo e do homem, bem como quanto a outros temas relacionados ao plano espiritual e gostam de comparar as teorias religiosas e científicas. Cabe afirmar que é uma obra isenta de qualquer tendência religiosa; me esforcei ao máximo para não ser tendencioso, para não defender nem ofender qualquer seita ou religião.Embora defenda que a leitura da Bíblia deve ser feita de forma racional, deixo bem claro que sou um homem de fé e creio no Deus-todo-poderoso;portanto, é uma obra a ser indicada a todos, independentemente da religião a que professam.
Onde podemos comprar seu livro?
José Vieira - O livro “Entre a Religião e a Ciência” pode ser adquirido pelo site da Editora Multifoco, no link a seguir: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/entre-religiao-e-ciencia-verdadeira-origem-do-homem/.
Na Livraria Nobel, situada na Rua Gumercindo Ferreira, 412, Centro – Rio Verde (GO) e
diretamente comigo; ainda tenho alguns exemplares.
Você realiza apresentações/palestras sobre o tema?
José Vieira - Ainda não tive oportunidade.
Quem desejar, como deve fazer para entrar em contato?
José Vieira - Pelo e-mail: josealvesvieira419@gmail.come pelo Whatsapp: 64 99626-2161.
Quais os seus principais objetivos como escritor? Pensa em publicar novos livros?
José Vieira - Escrever e compartilhar nossas ideias com outras pessoas é muito gratificante. Porém, tenho consciência das dificuldades de se tornar um escritor conhecido com vendas expressivas de livros; divulgar e vender livros não é fácil, mas as coisas só não acontecem se não começá-las. Quanto a novos livros, tenho dois textos praticamente terminados, os quais pretendo publicar, e três projetos em fase embrionária. Não disponho ainda de tempo exclusivo para dedicar a esse trabalho, vou fazendo aos poucos.
Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor José Vieira. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
José Vieira - Minha mensagem é de fé e otimismo. Apesar do momento político difícil e complicado que estamos vivendo ultimamente, acredito no Brasil, no ser humano e no propósito de Deus para a humanidade; hão de vir tempos melhores, e como disse Osvaldo Montenegro numa bela canção: “Embora não pareça, a dor vai passar... De algum jeito vai passar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos