Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

MRV ENGENHARIA

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, nº 158 - Centro - CEP: 78005-906

ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

ABERT -  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
SAF/SUL Qd 02 Bl D Sl 101 Ed.Via Esplanada (Atrás do Anexo do Ministério da Saúde) | Brasília - DF

ABAV EXPO 2018 Conecta

ABAV EXPO 2018 Conecta
Av. Olavo Fontoura, 1209 - Portão 1 - Santana, São Paulo - SP E-mail: visit@abavexpo.com.br

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

"NOBRES: Incra faz Análise do Custo de Área da "Gruta da Lagoa Azul",a pedido do Dep. Estadual Silvano Amaral e do Dep. Fed. Carlos Bezerra por Zilmai e Nilsinho Contador"

Desde o ano passado, os Vereadores; Zilmai Ferreira de Jesus e Nilson da Silva Campos 2º Secretário da Câmara Municipal de Nobres vem acampando a luta pela abertura da "Gruta da Lagoa Azul" juntamente com o Prefeito Leocir Hanel. Através do gabinete do Deputado Estadual Silvano Amaral do (MDB) e do Dep. Federal Carlos Bezerra também do (MDB) a titulação e transferência da área do parque do Estado para o município nobrense. A vereadora Zilmai Ferreira que possui uma excelente proximidade com o deputado Silvano Amaral, juntamente com Nilsinho da Silva Campos,solicitou diversas reuniões no gabinete do deputado para tratar dessa situação da região do Coqueiral e Bom Jardim.
O deputado Silvano Amaral Atendeu os pedidos com o Deputado Federal Carlos Bezerra. Segundo o prefeito Leocir Hanel (PSDB), após a titulação do Estado, a Assembleia Legislativa através do Deputado Silvano Amaral deve criar um projeto de Lei doando a área ao município, que passará a administração a uma empresa terceirizada. Aguarda a titulação do Estado, o projeto tramitara na Assembleia Legislativa que deve ser criado um projeto de Lei doando a área ao município de Nobres, o qual o Deputado Silvano Amaral acompanhara de perto. A Superintendência Regional do Incra do Estado de Mato Grosso, realizou na tarde da última sexta-feira (09.02), o relatório de Análise do Valor de Obtenção da área no Parque Ambiental do Estado, localizado no município de Nobres, na zona rural, a definição do valor da terra será avaliado e sua definitiva doação do Estado será discutida e de que forma passara para o município de Nobres. O Perito Federal Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Carlos Eduardo Barbieri Gregoria, fez a visita técnica acompanhado do subprefeito Acendino Mendes e do presidente da comunidade o profissional em radialismo Edemar Bueno, do empresário e proprietário da área Luciano Picin Martins. O local descrito no Parque Estadual é a "Gruta da Lagoa Azul", que foi criado pelo Decreto 1.472, de 9 de junho de 2000, e homologado com a Lei 7.369, de 20 de dezembro de 2000, com uma área de 12 512 ha, abrangendo o município de Nobres e Rosário Oeste, região centro-oeste do Brasil. Possui dentro de sua área grutas e cavernas de formações calcárias em forma de dolinas incrustadas na serra de Nobres, com lagoas de águas azuis cristalinas, com presença de espeleotemas como estalactites, estalagmites, cortinas e colunas, patrimônio de grande importância cultural, cênica, apresentando ainda grande potencial turístico para o município e para o estado.
Os vereadores Zilmai Ferreira e Nilson da Silva Campos diz que a área está em estudo para ser doada pelo governo do Estado, só assim o município estará implantando uma moderna estrutura para receber turistas de todas as partes do estado e estrangeiros, com uma área de quase 500 ha a serem bem explorada para que todos possam visitar a gruta. O Líder e Presidente do MDB nobrense José Das Neves se sente confiante nessa conquista,pela forte influência do Deputado Federal Carlos Bezerra frente ao Incra e por também ser amigo pessoal do atual presidente da República Michel Temer e da liderança do Deputado Silvano Amaral na ALMT. O processo de avaliação é obrigatório desde que o Incra passou a utilizar uma tabela específica de preços de terra para calcular os valores dos títulos de propriedade a serem pagos por assentados e nos processos de regularização fundiária em 2017. A planilha integra o Relatório de Análise do Custo de Obtenção de Imóveis Rurais para o Programa Nacional de Reforma Agrária, documento elaborado a partir da base de dados de avaliações de imóveis rurais feitas pelo Incra. Os preços são indicados por município, conforme regiões rurais definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Da Redação Caminho Político
Foto Régis Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário