Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

"Sindjor/MT realiza palestra sobre a cobertura jornalística do suicídio"

O tema “suicídio” desperta inúmeras reflexões entre indivíduos e sociedades. Realidade constante, tratada durante anos como tabu, a ideia de retirar a própria vida é vista, hoje, numa outra perspectiva, que aponta a necessidade de ampla discussão e desmistificação do assunto. Compreendendo a importância da questão e o papel do jornalista nesse contexto, o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT) oferece para a categoria nessa quinta-feira (01.03), às 19h, a palestra “A cobertura jornalística do suicídio”. O convidado do Sindjor/MT para provocar o debate entre os jornalistas é o psicólogo e professor da Universidade Federal de Mato Grosso, Maelison Neves. Mestre em Educação e doutorando em Saúde Coletiva, o docente realiza pesquisas nas áreas da Saúde, Ambiente e Trabalho, com foco na saúde mental do trabalhador. Além de trazer sua avaliação profissional sobre o tema, o palestrante abordará recomendações de organizações nacionais e internacionais para a abordagem jornalística do suicídio.
Entidades ligadas à prevenção do suicídio têm orientado a divulgação de informações e o diálogo irrestrito sobre o tema. Entre os jovens brasileiros, o suicídio já é a terceira causa de morte, perdendo apenas para acidentes de trânsito e homicídios. Em novembro de 2017, o Brasil registrou mais de 11 mil casos efetivados e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, somente entre os jovens, o número ultrapassou a casa do milhão em âmbito mundial.
A depressão e os transtornos mentais costumam ser relacionados ao pensamento suicida, mas o tema é muito mais complexo. Diversas pesquisas e investigações realizadas ao longo dos séculos também relacionam o ambiente social a uma das principais causas do problema.
O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, e será realizado na sede do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso, localizada na Rua do Carmo, número 55, bairro Baú, em Cuiabá.
Doação
O Sindjor/MT está recebendo doações de alimentos e roupas para ajudar uma família em Cuiabá. A entrada no evento não está condicionada a isso, mas quem puder/quiser contribuir pode aproveitar para deixar os itens no sindicato. A família é formada por uma mulher jovem e cinco crianças: um bebê recém-nascido, três meninas de 1, 5 e 6 anos, e um menino de 3 anos.
Mais informações: Luana Soutos, diretora do Sindjor/MT – (65) 98129-6139

Nenhum comentário:

Postar um comentário