“Dez anos depois, quero dizer, que ainda sentimos saudades da forma como Jonas Pinheiro agia em defesa da melhoria da qualidade de vida do homem do campo e também para evitar o êxodo rural” - acentuou. "O povo é simples e quer coisas simples" dizia Jonas, segundo reportou Fagundes.
Ao homenagear Jonas Pinheiro, Wellington fez questão de destacar a importância da logística para o crescimento do agronegócio no Brasil e, sobretudo, em Mato Grosso. Ele relatou em plenário que esteve conhecendo duas importantes estruturas portuárias, o Porto de Los Angeles, nos Estados Unidos, um dos mais movimentados do mundo; e de Papeete, no Taiti, destinado principalmente a embarcações de passageiros.
Embora ressalte que os portos brasileiros ‘não ficam nada a dever’ comparado a outros países, Fagundes lamentou que a operação portuária no Brasil ainda está distante das referências mundiais de eficiência e produtividade. “O que nos diferencia e nos empurra a patamares inferiores está em detalhes. Exemplo, é a infraestrutura de acesso aos portos. O que produzimos e comercializamos enfrenta obstáculos terríveis que precisam ser removidos da agenda das exportações” – ele destacou.
Fagundes ressaltou que uma das prioridades de 2018, como senador, continuará sendo os trabalhos visando a viabilização e consolidação dos portos do chamado “Arco Norte da Logística”. Segundo ele, esses portos locados no Maranhão, no Pará e também no Estado do Amazonas são essenciais para atender aos interesses da produção do Estado, que é um dos maiores exportadores de produtos primários e semielaborados.
Mesmo com restrições no transporte de cargas pelas vias terrestres, foram exportados pelos portos do norte do Brasil, no ano passado, de acordo com o Anuário Estatístico da Antaq, um total de 51 milhões e 200 mil toneladas. Terminais na região já representam 41 por cento de toda a movimentação no Brasil desses produtos.
“Os dados e estruturas que visitamos nos remete, em conclusão, para a necessidade de que definamos como prioridade de alto grau o desenvolvimento da logística nacional, se quisermos – e claro que queremos – promover a construção de uma economia cada vez mais forte em nosso país” – disse Fagundes.
Da assessoria
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
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