Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 1 de março de 2018

"Criação da Universidade Federal de Rondonópolis vai a sanção presidencial. Bezerra comemora"

Resultado de imagem para dep carlos bezerraEm votação na noite de ontem, o Plenário do Senado aprovou projetos de lei de autoria do Poder Executivo que determinam a criação de três universidades públicas, entre elas a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), por desmembramento do campus da Universidade Federal (UFMT). A indicação da UFR é de autoria do deputado Carlos Bezerra (INC-219), encaminhada ao Poder Executivo em 21 de março de 2007, sendo uma de suas prioridades desde que assumiu o mandato na Câmara. O PLC 2/2018 da UFR segue agora direto para sanção presidencial. Cada uma das novas universidades será integrada pelo campus desmembrado, com a transferência automática dos cursos de todos os níveis e dos alunos regularmente matriculados, assim como os cargos ocupados e vagos do quadro de pessoal da universidade original e todo o patrimônio do campus.
O deputado Carlos Bezerra, após a aprovação pelo Senado, voltou a afirmar que a autonomia da universidade foi uma conquista da sociedade rondonopolitana. A proposta de autonomia da Universidade foi apresentada ao deputado Carlos Bezerra por um comitê formado por vários segmentos da sociedade do município, em 2007.
Na Câmara, Carlos Bezerra foi o relator na Comissão de Constituição e Justiça, onde conseguiu que a matéria fosse analisada em regime de urgência e tramitasse sem problemas nas demais comissões.
“Valeu a pena lutar e não esmorecer jamais diante dos obstáculos!”, disse Bezerra. A nova instituição, autônoma, conforme om deputado, vai representar significativo desenvolvimento científico, cultural e econômico para a região.
“Foi uma luta suprapartidária!”, ressalta Bezerra. Ele observa que ele foi o autor da criação da UFR, mas lembra que praticamente toda a bancada federal, deputados estaduais e vereadores do município de Rondonópolis se dedicaram a esse pleito.
A Universidade Federal de Rondonópolis vai poder contribuir com mais força para a região, que se destaca como o segundo maior polo econômico e populacional de Mato Grosso, com mais de 30 municípios e cerca de 500 mil habitantes.
Integração
A UFR já nascerá com infraestrutura. A instituição possui mais de quatro mil alunos, 279 professores, cursos de graduação, mestrado e doutorado.
Os projetos aprovados também preveem a criação de novos cargos de docentes e técnico-administrativo, além de cargos comissionados e de direção e funções gratificadas. Serão criados, ainda, por transformação, os cargos de reitor e vice-reitor, que serão nomeados pelo ministro da Educação até que a respectiva universidade seja organizada na forma de seu estatuto.
As outras duas universidades que tiveram a criação autorizada e aprovada pelo Senado são a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape).
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário