Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 1 de março de 2018

"Líder do PCdoB quer reforçar oposição ao governo Temer e assegurar direitos sociais"

O novo líder do PCdoB, deputado Orlando Silva (SP), quer reforçar a oposição do partido ao governo Temer. O parlamentar se diz contrário, por exemplo, às medidas de combate à violência adotadas pelo Executivo, que, em sua opinião, desencadearam o aumento da repressão no País.
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Dep. Orlando Silva (PCdoB - SP) concede entrevista
Orlando Silva: PCdoB apoiará medidas que permitam maior equilíbrio nas contas de estados e municípios
Ele destaca a importância da garantia de direitos, além da urgência em se criar um sistema nacional de segurança para coordenar as operações entre estados e municípios.
Nascido em Salvador (BA), Orlando Silva está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Ele foi ministro do Esporte durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, entre 2006 e 2011. O parlamentar substitui a deputada Alice Portugal (BA) na liderança do PCdoB.

Quais são os desafios da liderança do PCdoB?
A minha tarefa central é fortalecer a oposição ao governo Temer, que, na nossa avaliação, tem atuado na desconstrução nacional, na perda da soberania e na liquidação de ferramentas importantes para a retomada do crescimento econômico.
É um governo que quer privatizar empresas estratégicas, como a Eletrobras, e tem cortado recursos para a área social com o teto de gastos públicos.
Ao mesmo tempo, apostamos que o Legislativo tem um papel importante, e que o PCdoB vai dialogar com outros partidos em busca da construção de uma agenda ativa para definir medidas que levem à retomada do crescimento e à garantia de direitos.
Quais propostas são consideradas prioritárias pela legenda?
Na verdade, temos de impedir que mais retrocessos aconteçam. Interessa ao PCdoB discutir medidas para retomar o crescimento econômico, com a participação do Estado estimulando o setor privado para gerar emprego e renda.

Também apoiamos medidas que permitam maior equilíbrio das contas dos municípios e dos estados. Os municípios vivem uma situação muito difícil, e o Congresso deve votar propostas que facilitem a gestão das prefeituras e dos governos estaduais.
Segurança pública é importante, mas isso não pode ser feito com o aumento da repressão, modificando o Código Penal. É necessário pensar a matéria de modo amplo, como um sistema nacional de segurança pública e financiamento para estados e municípios, além de garantir direitos.
Em sua opinião, o fato de 2018 ser um ano eleitoral vai atrasar as discussões no Congresso?
O ano eleitoral é o momento de nós dobrarmos a carga de trabalho. Para tanto, reivindicamos a instalação rápida das comissões para que possamos aproveitarmos o tempo. Creio que a população está muito atenta ao Parlamento.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário