Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 14 de março de 2018

"Empresários, poder público e comunidade debatem a Lei Ambiental de resíduos sólidos do município de Tapurah"

O evento aconteceu na noite da última terça-feira (13) e explicou a Lei Ambiental, sanando dúvidas sobre a responsabilidade entre os setores envolvidos no processo. Ministrado pela Secretária Municipal de Meio Ambiente de Sinop, Luciane Bertinatto a população pode entender mais sobre as responsabilidades ambientais. Por não conhecer as soluções adequadas, diversas empresas poluem o meio ambiente. Algumas de maneira mais nociva que outra, mas no geral, muita poluição. Entre os principais problemas causados pela poluição, temos o da saúde pública. A palestrante Luciane Bertinatto explicou que o licenciamento ambiental é um importante instrumento de gestão. “A Política Nacional de Meio Ambiente, por meio da Lei Ambiental de Resíduos Sólidos, a administração pública vai buscar e exercer o necessário controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições ambientais” pontuou a secretária.
Segundo a Diretora Municipal de Desenvolvimento, Cintia Fabiana Rincão, a responsabilidade traz ganho para a comunidade e ao meio ambiente, “nos motiva a discussão da regulamentação da política de resíduos sólidos no município, pois as empresas deixam de ser a única responsável pela Lei Ambiental de Resíduos Sólidos e passam a ser um dos agentes dessa discussão, o trabalho será realizado em conjunto e deverá favorecer a prática da sustentabilidade de nosso município”, destacou Cintia.
Entre os instrumentos da Lei temos os Planos de Resíduos Sólidos e o princípio da responsabilidade compartilhada. Na prática significa que a responsabilidade pela gestão de resíduos foi distribuída em toda a sociedade. A administração pública e as empresas têm um papel muito importante na realização das ações. Todos precisam elaborar seus planos de resíduos identificando as formas de destinação que deve ser ambientalmente adequada.
O licenciamento ambiental é um instrumento de prevenção e fiscalização, instituído pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº Lei 12.305/2010), que consiste em um procedimento administrativo pelo qual o órgão competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos ou atividades que possam causar poluição ou degradação ambiental.
Maurício Dalepiane/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário