Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 10 de março de 2018

"Engenheira com registro mais antigo no Crea-MT fala sobre o Dia Internacional da Mulher"

Com 37 anos de carreira profissional, a engenheira civil Noemia da Gama Albernaz, consta no Sistema do Crea-MT com a engenheira com maior tempo de registro ativo. Em entrevista à Equipe de Comunicação do Crea-MT relatou que leva seu Conselho Profissional do coração e fica lisonjeada de ter sido escolhida personagem para ilustrar o Dia Internacional das Mulheres, comemorado no próximo dia 08 de março. Filha de militar, mãe de quatro filhos, avó de 12 netos e quatro bisnetos Noemia também foi casada com o ex-presidente do Crea-MT Odenir Vandoni, já falecido. Antes de se formar na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em 1981, em um curso onde a maioria dos alunos eram homens, a pioneira também já havia optado por formações não convencionais para mulheres na época, como a contabilidade e a marcenaria. Hoje, com 89 anos, afirma que a profissão de engenheira lhe rendeu independência, satisfação de uma carreira profissional sólida, valores pessoais de respeito e foco.
Gecom- Qual o maior obstáculo enfrentado desde a formação em Engenharia Civil?
Noemia- Meu primeiro obstáculo foi dentro de casa. Quando me formei em 1981, meu marido não permitia que eu trabalhasse fora. Mas com persistência, dedicação e amor fui mostrando para ele que eu precisava levantar vôo e além de me dedicar à família eu precisava exercer a minha profissão.
Gecom- O que a senhora diria às mulheres que desejam entrar no mercado de trabalho, mas que enfrentam dificuldades parecidas com a que enfrentou?
Noemia- Cada vez mais as mulheres escolhem a engenharia como profissão e conquistam aos pouco seu espaço. Mas essas conquistas ainda vêm acompanhadas de muitos desafios, como por exemplo, a dupla jornada de trabalho que é muito cansativa. Muitas mulheres, assim como aconteceu comigo, são esposas e mães, além de atuarem em cargos de liderança. E ainda enfrentam o preconceito por estarem em áreas que antes eram ocupadas apenas por homens, porém vejo que essa diferença tem diminuído gradualmente. Só tenho a dizer que continuem mostrando competência, seja em casa ou no trabalho. Sejam formadoras de opinião e éticas, para que sejam reconhecidas por suas contribuições à sua profissão. Gecom- O que mais a orgulha em sua da carreira profissional?
Noemia- Tenho muito orgulho pelos serviços que prestei à sociedade mato-grossense, mas em especial destaco o projeto do Edifício Ana e Alfredo, localizado na Avenida Barão de Melgaço, em Cuiabá. Fui a responsável pelos cálculos estruturais do empreendimento na época.
Gecom- Quais sonhos pessoais relativos à profissão você conseguiu realizar?
Noemia- A engenharia é uma profissão que me enche de orgulho principalmente por ter realizado o sonho de várias pessoas edificando a moradia delas e também realizei o sonho de projetar a minha própria casa.
Gecom- Como a senhora encarou a aposentadoria?
Noemia- Acredito que sempre estive no lugar certo, na hora certa. E sempre gostei de desafios. E foram os desafios da profissão que me permitiram chegar aonde cheguei. E a aposentadoria foi a consequência de muito trabalho e dedicação. Por isso encaro da melhor forma possível. Agora dedico meus dias ao ateliê de costura, gosto de praticar atividades físicas, dirigir, cuidar dos afazeres domésticos e de ser totalmente independente.
Equipe de Comunicação do Crea-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos