Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 14 de março de 2018

MOÇAMBIQUE: Nampula vai a votos na segunda volta das intercalares"

defaultCidadãos de Nampula, no norte de Moçambique, escolhem esta quarta-feira o próximo edil, que substituirá Mahamudo Amurane, assassinado no ano passado. Segunda volta é disputada entre candidatos da FRELIMO e da RENAMO.A votação começou esta quarta-feira de manhã (14.03) com fraca afluência aos postos distantes do centro de Nampula, nas zonas rurais. Mas o ambiente é de grande expectativa. As urnas estão abertas até às 18 horas naquela que é a segunda volta da eleição intercalar para escolher o sucessor de Mahamudo Amurane, morto a tiro em outubro por desconhecidos.Os eleitores querem um autarca empenhado nas causas do povo. "Vou votar numa pessoa que vai trabalhar bem para a população", afirma Fátima Joaquim, uma residente em Nampula.
"A maior frustração para nós será se os candidatos prometerem e não cumprirem", acrescentou outro cidadão Molide Momade, na véspera da votação.
Problemas? Comissão eleitoral garante que não
Problemas como a falta de nomes nos cadernos eleitorais e os atrasos na chegada do material às assembleias de voto são questões que não se deverão repetir nesta segunda volta das intercalares, assegura o presidente da Comissão Provincial de Eleições, Daniel Ramos.
"Haverá em cada local de votação um técnico do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) que vai auxiliar todos aqueles que não conseguirem localizar a sua mesa de votação, mas também os próprios Membros das Mesas de Votos (MMV) poderão ajudar os eleitores a localizar os nomes", afiançou.
As autoridades eleitorais, acompanhadas por agentes da polícia, começaram a distribuir o material de votação na manhã de terça-feira, sobretudo nos locais mais distantes, para evitar atrasos no arranque da votação.
O presidente da Comissão Provincial de Eleições, Daniel Ramos, fez um apelo a todos os que se recensearam para exercerem o seu direito de voto. "O nosso desejo é, também, ver todas as mesas de votação repletas de pessoas", disse.Medo de abstenção elevada
Wahlmaterial in Nampula, MosambikA Sala da Paz, uma organização que envolve a sociedade civil, políticos, religiosos e jornalistas na observação do processo de votação, mostrou-se preocupada com a abstenção que marcou a primeira volta das eleições. Mas Juma Aiuba, porta-voz da organização, acredita que a situação pode ser diferente esta quarta-feira.
"Preocupa-nos a questão das abstenções e temos estado a trabalhar com os órgãos de gestão eleitoral para evitarmos os erros que foram verificados na primeira volta. E temos a garantia dos mesmos que a questão dos cadernos, que era mais candente, estaria ultrapassada."
A polícia moçambicana, por intermédio do seu porta-voz em Nampula, Zacarias Nacute, já avisou não vai permitir desordem no processo de votação, e pede aos cidadãos que abandonem os postos de votação depois de votarem e aguardem pelos resultados nas suas casas através dos órgãos de comunicação social.
Sitoi Lutxeque (Nampula)cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos