Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 14 de março de 2018

"NOVO URBANISMO: Bairro planejado inova e implanta novo polo educacional em Sinop"

Está nascendo em Sinop um novo polo educacional. Localizado na região do bairro planejado Aquarela das Artes, o projeto traz consigo as premissas do novo urbanismo e pretende transformar o local em um exemplo de como as cidades no futuro serão beneficiadas ao alinhar investimentos em estrutura para educação com a qualidade de vida da população. A partir de parcerias com universidades públicas e privadas – como Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), Fasipe (Faculdade de Sinop) e Unic Sinop (Universidade de Cuiabá – Unidade Sinop) – e instituições de ensino como o Colégio CAD e a Verbo Schools, o Aquarela das Artes reafirma sua proposta pensada, estruturada e concebida para melhorar a experiência educacional e o cotidiano da comunidade, utilizando-se de um projeto urbanístico e organizacional que mantenha a tranquilidade de um bairro essencialmente residencial.
Conforme explica o sócio-proprietário da JMD Empreendimentos, Edilson Macedo, o bairro planejado, que é fruto da parceria entre a JMD e a Zellmann, apresenta soluções urbanas inteligentes que permitem a integração entre alunos, moradores e visitantes de forma harmônica e sustentável. Isto, tendo em vista princípios como segurança, zelo com o patrimônio e com a ordem pública, mobilidade urbana e consciência coletiva, entre outros.
“Esse bairro traz todos os conceitos modernos para interagir, de fato, com a sociedade. Ele foi pensado para que as pessoas possam ter a oportunidade de se morar, trabalhar, estudar – bem como de se divertirem – em um espaço harmonizado e integrado à comunidade, serviços e natureza. É um projeto em que acreditamos, investimos e que atenderá uma demanda crescente por uma nova centralidade urbana", pondera.
Para a futura moradora do Aquarela, Simone Souza Moraes Silva, esse conceito de gestão administrativa do bairro traz mais tranquilidade e segurança. “Além de áreas verdes, de lazer e de esporte, existe a proximidade com a futura faculdade do meu filho, o Yan. Ele passou no vestibular e irá cursar Engenharia Civil no novo Campus da Unemat. Teremos tudo ao nosso redor”, comenta.
NOVA CENTRALIDADE URBANA – A diretora-presidente do Colégio CAD, Simone Walker, avalia que a infraestrutura local – com ruas arborizadas, com linhas orgânicas, sem cruzamentos, serviço de vigilância motorizada 24 horas e câmeras nos principais pontos de fluxo do bairro – contribui para melhorar diversos fatores. Entre eles, a mobilidade urbana, que é um dos gargalos atuais da instituição.
O nova sede do Colégio CAD contará com uma área doada de 10 mil metros quadrados preparada urbanisticamente para atender as necessidades deste tipo de instituição – projeto fruto de uma parceria entre o colégio, a JMD e a Zellman.
“A localização estratégica da nova sede do colégio, que será cercado por quatro ruas, vem com a proposta de facilitar o acesso de chegada e saída de pais e alunos. Hoje, eles chegam todos por uma única rua, o que gera muito trânsito. Sem contar que o bairro contempla o monitoramento, o que proporciona mais tranquilidade para as famílias. Também ampliaremos o ensino bilíngue e integral”, ressalta.
PIONEIRISMO – Também resultado de uma parceria com a JMD e a Zellmann, o novo Campus da Unemat foi construído em uma área institucional com 60 mil metros quadrados e recebeu um investimento das empreendedoras de mais de 3,5 milhões de reais em sua edificação. A ideia é de que, inicialmente, o local possa acolher cerca de 1.500 acadêmicos – com previsão de dobrar a capacidade nos próximos anos.
De acordo com o diretor político, pedagógico e financeiro da unidade regionalizada da Unemat, campus de Sinop, Marion Machado Cunha, trata-se de um momento inusitado na história da instituição – que já atua há 28 anos na região. “Não colocamos nenhum centavo na construção deste Campus. É a primeira vez que contamos com um investimento privado em nossa instituição pública – e todo o material usado no Campus é de alta qualidade", destaca.
Marion complementa que o ano letivo no Campus II (Aquarela das Artes) está previsto para ter início em abril deste ano e que a escolha dos cursos a serem ofertados no local é resultado de uma consulta pública. “O local irá abrigar os cursos de Matemática, Sistemas de Informação, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet)”, revelou.
EXPANSÃO – Com o objetivo de se tornar um Centro Universitário, a Fasipe (Faculdade de Sinop) unirá a tradição – já conquistada ao longo de 16 anos no município – com o conceito inovador do Aquarela das Artes.
Segundo o diretor acadêmico adjunto da Fasipe, Alan Murilo da Silva, o novo Campus da Fasipe contará com uma área de 80 mil metros quadrados, com total mobilidade e infraestrutura. O início das aulas no local está previsto para o segundo semestre deste ano.
“A Fasipe sempre quer trazer novidades e está em constante busca pelo que há de melhor para o ensino superior – seja em relação à estrutura física quanto em qualidade de ensino. Um projeto que se enquadra com o proposto pelo Aquarela das Artes. Inclusive, contaremos no futuro com a construção de um grande Centro de Eventos ao lado do Centro Universitário”, ressalta.
Já em funcionamento, a Unic Aeroporto em Sinop conta uma área de 120 mil metros quadrados. Hoje, oito cursos estão em funcionamento no Campus – que tem como previsão de expansão a entrada de mais sete novos cursos em sua grade local.
AQUARELA DAS ARTES – Pautado pelas premissas de morar bem, o bairro planejado Aquarela das Artes teve sua primeira etapa inaugurada recentemente. Além de apresentar uma infraestrutura completa – com rede seca de esgoto, rede seca de abastecimento de água, pavimentação asfáltica e drenagem fluvial –, o bairro também conta com gestão administrativa feita por associação de proprietários, o que possibilita sustentabilidade na manutenção das áreas comuns e áreas verdes, bem como apresenta um projeto de paisagismo diferenciado, Orla Esportiva e de Lazer, segurança motorizada 24 horas feita por empresa especializada e câmeras nos principais pontos de acesso e fluxo de pessoas do bairro.
ZF PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos