Águas Cuiabá - Iguá Saneamento

Águas Cuiabá - Iguá Saneamento
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196 - Carumbé - CEP 78050-667 - Cuiabá-MT • Telefones: 0800 646 6115

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!
SUA EMPRESA COM MAIS VISIBILIDADE E VENDA

Conecte na ALMT

AJUDE ESTA CAUSA

AJUDE ESTA CAUSA
SANTA CASA DE CUIABÁ | (65) 3051-1946

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411-3500

quarta-feira, 14 de março de 2018

"NOVO URBANISMO: Bairro planejado inova e implanta novo polo educacional em Sinop"

Está nascendo em Sinop um novo polo educacional. Localizado na região do bairro planejado Aquarela das Artes, o projeto traz consigo as premissas do novo urbanismo e pretende transformar o local em um exemplo de como as cidades no futuro serão beneficiadas ao alinhar investimentos em estrutura para educação com a qualidade de vida da população. A partir de parcerias com universidades públicas e privadas – como Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), Fasipe (Faculdade de Sinop) e Unic Sinop (Universidade de Cuiabá – Unidade Sinop) – e instituições de ensino como o Colégio CAD e a Verbo Schools, o Aquarela das Artes reafirma sua proposta pensada, estruturada e concebida para melhorar a experiência educacional e o cotidiano da comunidade, utilizando-se de um projeto urbanístico e organizacional que mantenha a tranquilidade de um bairro essencialmente residencial.
Conforme explica o sócio-proprietário da JMD Empreendimentos, Edilson Macedo, o bairro planejado, que é fruto da parceria entre a JMD e a Zellmann, apresenta soluções urbanas inteligentes que permitem a integração entre alunos, moradores e visitantes de forma harmônica e sustentável. Isto, tendo em vista princípios como segurança, zelo com o patrimônio e com a ordem pública, mobilidade urbana e consciência coletiva, entre outros.
“Esse bairro traz todos os conceitos modernos para interagir, de fato, com a sociedade. Ele foi pensado para que as pessoas possam ter a oportunidade de se morar, trabalhar, estudar – bem como de se divertirem – em um espaço harmonizado e integrado à comunidade, serviços e natureza. É um projeto em que acreditamos, investimos e que atenderá uma demanda crescente por uma nova centralidade urbana", pondera.
Para a futura moradora do Aquarela, Simone Souza Moraes Silva, esse conceito de gestão administrativa do bairro traz mais tranquilidade e segurança. “Além de áreas verdes, de lazer e de esporte, existe a proximidade com a futura faculdade do meu filho, o Yan. Ele passou no vestibular e irá cursar Engenharia Civil no novo Campus da Unemat. Teremos tudo ao nosso redor”, comenta.
NOVA CENTRALIDADE URBANA – A diretora-presidente do Colégio CAD, Simone Walker, avalia que a infraestrutura local – com ruas arborizadas, com linhas orgânicas, sem cruzamentos, serviço de vigilância motorizada 24 horas e câmeras nos principais pontos de fluxo do bairro – contribui para melhorar diversos fatores. Entre eles, a mobilidade urbana, que é um dos gargalos atuais da instituição.
O nova sede do Colégio CAD contará com uma área doada de 10 mil metros quadrados preparada urbanisticamente para atender as necessidades deste tipo de instituição – projeto fruto de uma parceria entre o colégio, a JMD e a Zellman.
“A localização estratégica da nova sede do colégio, que será cercado por quatro ruas, vem com a proposta de facilitar o acesso de chegada e saída de pais e alunos. Hoje, eles chegam todos por uma única rua, o que gera muito trânsito. Sem contar que o bairro contempla o monitoramento, o que proporciona mais tranquilidade para as famílias. Também ampliaremos o ensino bilíngue e integral”, ressalta.
PIONEIRISMO – Também resultado de uma parceria com a JMD e a Zellmann, o novo Campus da Unemat foi construído em uma área institucional com 60 mil metros quadrados e recebeu um investimento das empreendedoras de mais de 3,5 milhões de reais em sua edificação. A ideia é de que, inicialmente, o local possa acolher cerca de 1.500 acadêmicos – com previsão de dobrar a capacidade nos próximos anos.
De acordo com o diretor político, pedagógico e financeiro da unidade regionalizada da Unemat, campus de Sinop, Marion Machado Cunha, trata-se de um momento inusitado na história da instituição – que já atua há 28 anos na região. “Não colocamos nenhum centavo na construção deste Campus. É a primeira vez que contamos com um investimento privado em nossa instituição pública – e todo o material usado no Campus é de alta qualidade", destaca.
Marion complementa que o ano letivo no Campus II (Aquarela das Artes) está previsto para ter início em abril deste ano e que a escolha dos cursos a serem ofertados no local é resultado de uma consulta pública. “O local irá abrigar os cursos de Matemática, Sistemas de Informação, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet)”, revelou.
EXPANSÃO – Com o objetivo de se tornar um Centro Universitário, a Fasipe (Faculdade de Sinop) unirá a tradição – já conquistada ao longo de 16 anos no município – com o conceito inovador do Aquarela das Artes.
Segundo o diretor acadêmico adjunto da Fasipe, Alan Murilo da Silva, o novo Campus da Fasipe contará com uma área de 80 mil metros quadrados, com total mobilidade e infraestrutura. O início das aulas no local está previsto para o segundo semestre deste ano.
“A Fasipe sempre quer trazer novidades e está em constante busca pelo que há de melhor para o ensino superior – seja em relação à estrutura física quanto em qualidade de ensino. Um projeto que se enquadra com o proposto pelo Aquarela das Artes. Inclusive, contaremos no futuro com a construção de um grande Centro de Eventos ao lado do Centro Universitário”, ressalta.
Já em funcionamento, a Unic Aeroporto em Sinop conta uma área de 120 mil metros quadrados. Hoje, oito cursos estão em funcionamento no Campus – que tem como previsão de expansão a entrada de mais sete novos cursos em sua grade local.
AQUARELA DAS ARTES – Pautado pelas premissas de morar bem, o bairro planejado Aquarela das Artes teve sua primeira etapa inaugurada recentemente. Além de apresentar uma infraestrutura completa – com rede seca de esgoto, rede seca de abastecimento de água, pavimentação asfáltica e drenagem fluvial –, o bairro também conta com gestão administrativa feita por associação de proprietários, o que possibilita sustentabilidade na manutenção das áreas comuns e áreas verdes, bem como apresenta um projeto de paisagismo diferenciado, Orla Esportiva e de Lazer, segurança motorizada 24 horas feita por empresa especializada e câmeras nos principais pontos de acesso e fluxo de pessoas do bairro.
ZF PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário