Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 2 de março de 2018

"Temer confirma sanção de projeto que cria a Federal de Rondonópolis"

A garantia de criação da universidade dada pelo presidente representa o mais alto ato do trabalho de um parlamentar, disse o senador Wellington Fagundes. O presidente Michel Temer confirmou nesta quinta-feira, 01, que vai sancionar o projeto de lei que cria a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), aprovada no começo da semana pelo Senado. O presidente recebeu em audiência o senador Wellington Fagundes (PR-MT), relator da matéria na Comissão de Educação, que encaminhou ofício pedindo agilidade no processo. No encontro estiveram presentes também o ministro da Educação, Mendonça Filho.

A data para sanção, segundo o presidente informou ao senador de Mato Grosso, ainda será definida pelo Palácio do Planalto, mas assegurou que o ato ocorrerá dentro do prazo que assegure o pleno funcionamento da UFR em 2019. Além da Federal de Rondonópolis, também deve ser sancionado os projetos das universidades de Jataí e Catalão, em Goiás, das Federal do Delta do Parnaíba, no Piauí, e Universidade do Agreste, em Garanhuns, em Pernambuco.
A garantia dada pelo presidente Temer, na avaliação do senador Wellington Fagundes, representa o mais o maior ato de trabalho de um parlamentar. “Estradas são importantes, edificações são importantes, mas criar uma universidade, significa criar novas oportunidades de ensino, de promover a pesquisa e o desenvolvimento. Isso é consagrador para nossas futuras gerações” – comemorou.
Na conversa com o presidente, Fagundes voltou a enfatizar a importância da criação da UFR. “Disse ao presidente que sonhamos e lutamos por uma universidade que traga o desenvolvimento socioeconômico e ambiental para a região, que participe das atividades de desenvolvimento do município, da melhoria de vida da população, da formação política de nossos futuros líderes, preparando as novas gerações para os desafios que o desenvolvimento sugere. Ele compreendeu e prometeu agilizar os trabalhos” – enfatizou.
O ministro da Educação destacou a luta pela emancipação do campus de Rondonópolis, que começou há 10 anos e envolve toda a sociedade local. “Esse é um anseio antigo da população de Mato Grosso e que irá virar realidade. É uma região importante do ponto de vista da produção do Brasil e essa universidade vai ajudar no desenvolvimento de todo o Centro Oeste brasileiro” – afiançou o ministro Mendonça Filho, à saída do Palácio do Planalto.
De acordo com o projeto aprovado, a Federal de Rondonópolis se desmembra da Universidade Federal de Mato Grosso, com sede em Cuiabá, com a transferência automática dos cursos de todos os níveis e dos alunos regularmente matriculados, assim como os cargos ocupados e vagos do quadro de pessoal da universidade original e todo o patrimônio do campus.
Prevê também a criação de novos cargos de docentes e técnico-administrativos, além de cargos comissionados e de direção e funções gratificadas. Serão criados, ainda, por transformação, os cargos de reitor e vice-reitor, que serão nomeados pelo ministro da Educação até que a respectiva universidade seja organizada na forma de seu estatuto.
ESTRUTURA - A Universidade Federal de Rondonópolis a ser criada conta, atualmente, com seis blocos de salas de aula e laboratórios (A, B e C), o prédio da biblioteca, o anfiteatro com acomodação para 250 pessoas; o prédio do Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade, o prédio do laboratório de Climatologia, o Centro Meteorológico e construções menores, que abrigam a Prefeitura do Campus, Almoxarifado, Centros Acadêmicos, dentre outros.
O centro conta ainda com 22 cursos de graduação para atender Rondonópolis e região: Pedagogia, História, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, Letras (com Habilitação em Português e em Inglês), Administração, Ciências Contábeis, Economia, Biblioteconomia, Licenciatura em Informática, Zootecnia, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Ambiental, Sistemas de Informação e Administração (modalidade EAD).
Além disso, a universidade possui atualmente três cursos de mestrado e um de doutorado e duas residências multiprofissionais em Saúde (Saúde da Família e Saúde do Adulto/Idoso). Ao todo, o campus conta com 300 professores e atende mais de 5 mil alunos.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos