A edição da revista Veja que chega às bancas hoje, dia 9, traz uma ação editorial contra as fake news. A revista sai com duas capas. Além da capa verdadeira, há outra, publicada na contracapa, de cabeça para baixo, com chamadas para notícias falsas já divulgadas na internet. Na capa falsa, aparece a caricatura do criador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, com a frase “Os brasileiros estragam o Facebook” acompanhada da pergunta: “Você sabe qual é a verdade sobre a frase atribuída a Mark Zuckerberg que viralizou na internet?”. Em três páginas editoriais internas, essas e outras notícias falsas são reproduzidas, com a identificação das fontes que publicaram as mentiras no universo digital. A campanha tem o objetivo de alertar sobre os prejuízos que as notícias falsas podem causar à democracia, à liberdade de expressão e à sociedade como um todo. A ação é uma parceria com a agência de publicidade DM9DDB. A revista também traz um anúncio criado pela agência com o título Veja se é verdade, com um manifesto sobre o papel do veículo em favor da verdade.
Em janeiro, a Veja publicou um ranking exclusivo, criado a partir da análise de 4591 posts de sites que costumam publicar fake news, mostrando os maiores alvos de mentiras. Lula, Michel Temer e Sérgio Moro são, nessa ordem, os mais citados em fake news de cunho negativo. Jair Bolsonaro é o primeiro da lista em fake news positivas. O levantamento teve repercussão em veículos internacionais como The New York Times e Financial Times.
Redação P IMPRENSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário