Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 20 de abril de 2018

"A Igreja da Alemanha desmente que Roma tenha vetado a proposta da intercomunhão"

20_04_hostia_comunhao_foto_pixabay.jpg
O porta-voz da Conferência dos Bispos da Alemanha, Matthias Kopp, afirmou com toda clareza que as informações sobre um suposto veto do Vaticano à proposta de ‘intercomunhão’ dos bispos alemães são “falsas”. Além disso, a Igreja alemã informou que o cardeal Marx irá a Roma para ter uma “conversa” com o Papa Francisco sobre essa possibilidade. Desse modo, Kopp reagiu às notícias que indicavam que a Congregação para a Doutrina da Fé teria vetado o plano de subsídio pastoral para que cônjuges protestantes de fiéis católicos comungassem “em casos específicos” para satisfazer uma “fome espiritual para receber a comunhão” e sob a exigência de ter realizado um processo de “cuidadoso discernimento espiritual”.

Nada está mais distante da realidade, afirma o porta-voz, uma vez que o texto final deste plano ainda está sendo elaborado pelos responsáveis pela doutrina e ecumenismo na Conferência Episcopal com a colaboração de seu presidente, Reinhard Marx, motivo pelo qual ainda não tinha sido enviado para o Vaticano.
Por sua vez, um dos sete bispos que escreveram para a Congregação para a Doutrina da Fé e ao Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos pedindo esclarecimentos sobre o assunto, o cardeal Rainer Woelki, de Colônia, afirmou que, o que parecia ser sua oposição ao plano aprovado por mais de três quartos da Conferência Episcopal Alemã, em fevereiro, na verdade se deu não porque pessoalmente seja contrário à ideia, mas porque a questão da intercomunhão para os protestantes é importante demais para que seja decidida apenas pelos bispos alemães.
“Junto com outros bispos, estávamos convencidos de que seria bom coordenar de maneira universal a solução que discutimos e estabelecemos [na Alemanha], de olho na unidade da Igreja e nos pontos de concordância com as demais Igrejas particulares”, afirmou o cardeal Woelki.
Eis o comunicado do porta-voz da Conferência dos Bispos da Alemanha:
1. O Presidente da Conferência Episcopal, cardeal Reinhard Marx, informou a Conferência Episcopal sobre a carta de sete membros da Conferência Episcopal a vários Dicastérios do Vaticano e sua reação a esses irmãos. Sobre esta última, ele também informou os Dicastérios no Vaticano.
2. Os membros da Conferência dos Bispos da Alemanha puderam enviar propostas de modificações (“Modi”) até a Páscoa para a resolução adotada na Assembleia Plenária Geral da Primavera em Ingolstadt. As informações recebidas foram incorporadas ao documento, cuja versão final – de acordo com a decisão da Assembleia Geral – é redigida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, pelo presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e pelo presidente da Conferência dos Bispos da Alemanha. O cardeal Reinhard Marx informará o Conselho Permanente em sua reunião ordinária de 23 de abril. O documento não foi enviado pelo cardeal Marx ao Vaticano. Mais de três quartos dos membros da Conferência dos Bispos da Alemanha aprovaram o documento como subsídio pastoral.
3. O Presidente da Conferência dos Bispos da Alemanha aderiu ao desejo do Santo Padre de ter uma reunião em Roma. O cardeal Marx acolhe expressamente este desejo do Santo Padre.
4. Notícias que afirma que o subsídio foi rejeitado no Vaticano pelo Santo Padre ou pelos Dicastérios são falsas.
A reportagem é de Cameron Doody, publicada por Religión Digital e Caminho Político. A tradução é de André Langer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos