Esta arte como é chamada, possui uma vertente objetiva com características específicas, técnicas e regras que podem ser ensinadas, treinadas e melhoradas, e outra vertente a subjetiva que engloba o desenvolvimento da personalidade e do carisma. No curso de marketing político e eleitoral, em que Ludwig participou uma das matérias abordadas foi a oratória, ele fala sobre o ponto forte discutido no curso.
"Um dos pontos fortes foi não se muda a essência, as características de um candidato, de um político, você ajuda ele a organizar as suas informações, as ideias e a levar de forma organizada para o seu público, para os seus eleitores de forma que as pessoas entendam o que é sua proposta, para que o candidato consiga ser sincero e expor o seu projeto", expôs o consultor de marketing político e eleitoral.
Na oratória é possível se treinar várias situações que vão desde como falar em público ou para uma câmera até como se portar em público. Daniel salienta quais são essas situações. "A oratória pode ser aplicada para a correção de vícios de linguagem que dificultariam a transmissão da sua informação do candidato para seus eleitores. Pode se treinar como impostar a voz, como projetar a voz, como se portar e se mover, como mover as mãos, como evitar discursos longos e inconvenientes, e como falar em público ou para uma câmera por que existem pessoas que tem essa dificuldade, então é nesse sentido que a gente trabalha a oratória", disse.
Daniel Ludwig finaliza mostrando que o período certo para que o candidato busque melhorar sua oratória é sempre. "O período certo é sempre. A partir do momento que você se torna um político, uma pessoa pública você vai precisar se comunicar e a oratória vai precisar ser desenvolvida sempre, sempre melhorada, sempre adequada. E claro que para o candidato é fundamental que antes da campanha ele tenha passado por isso. Mas ele não vai parar nunca de aprimorar, de treinar sua oratória, de realizar de como você está transmitindo conhecimento, mas o quanto antes ele começar melhor ele vai transmitir sua informação para o seu público. Aí entra a equipe de marketing ou mídia training que através da consultoria vai indicar caminhos para o candidato melhorar sua oratória", concluiu.
Dieny Vieira/cp
Nenhum comentário:
Postar um comentário