Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 2 de abril de 2018

"Correio alemão vendeu dados de clientes para partidos, diz jornal"

Deutsche Post DHL Konzernzentrale, Bonn (picture-alliance/dpa/D. Kalker)Segundo reportagem, Partido Liberal e a União Democrata da chanceler Merkel compraram um “bilhão de dados” de clientes na última campanha. Deutsche Post nega qualquer irregularidade. Uma subsidiária do Correio Alemão (Deutsche Post), a Deutsche Post Direkt, vendeu dados de clientes para partidos políticos alemães, apontou uma reportagem da edição dominical do jornal Bild. Segundo a publicação, siglas como o Pardido Liberal Democrático (FDP, na sigla em alemão) e a União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler federal Angela Merkel compraram mais de "um bilhão de dados pessoais” de 34 milhões de residências – um total de cem categorias, que incluem informações de hábitos de compras, sexo e idade – coletados pela subsidiária.
Embora os dados não incluam nomes, com tais informações sobre hábitos e características em mãos, partidos políticos podem direcionar com menor esforço seus esforços publicitários, focando em eleitores mais promissores.
Ainda segundo o Bild, a Deutsche Post já vinha oferecendo dados de eleitores a partidos políticos desde 2005 e que a CDU e o FDP gastaram "quantias de cinco dígitos" na aquisição de tais dados antes das eleições nacionais alemãs em setembro passado.
Outro lado
Em resposta, a Deutsche Post insistiu que nunca vendeu detalhes de endereços ou "domicílios" individuais, mas que os dados que oferece aos clientes – chamados pela empresa de microcélulas – garantem o anonimato e se limitam a apontar "probabilidades estatísticas". A empresa salienta que adere às rigorosas leis de proteção de dados da Alemanha.
No site da Deutsche Post Direkt, a empresa indica que oferece serviços que indicam públicos-alvo para seus clientes, incluindo informações "sócio demográficas”. "Você quer conquistar novos clientes em um mercado altamente competitivo com a ajuda de mala direta?”, diz o site, que informa ainda possuir um banco de dados com 46 milhões de residências pelo mundo.
Recentemente, a rede social Facebook foi criticada por não proteger os dados de mais de 50 milhões de usuários. Os dados foram usados para promover projetos políticos conservadores, incluindo a campanha do Brexit e a vitória do presidente Donald Trump nos EUA.
A CDU confirmou que comprou dados da Deutsche Post para ajudar em suas campanhas porta a porta. Segundo o partido, os dados eram anônimos, sem indicações de nomes ou com maiores detalhes. A sigla ainda insistiu que "todas as atividades digitais da CDU estão sujeitas aos regulamentos relevantes de proteção de dados".
O Partido Liberal Democrático também alegou o mesmo, dizendo que só usava dados anônimos em sua campanha eleitoral. O político do FDP, Marco Buschmann, disse no Facebook que os dados que o partido comprou da Deutsche Post "indicam apenas uma probabilidade, onde podemos encontrar um eleitor inclinado para o FDP".
Microssegmentação restrita
A prática de comprar dados para personalizar as campanhas eleitorais não é nova na Alemanha, mas a prática da microssegmentação, na qual os dados são extraídos para indicar indivíduos-alvo, é restrita na Alemanha devido aos rígidos regulamentos de privacidade da UE.
Nas últimas eleições, vários partidos lançaram mão de campanhas direcionadas. O braço bávaro da CDU, a conservadora a CSU, direcionou propagandas no Facebook para a conservadora comunidade russa-alemã da Bavária com propaganda políticas contra o "multiculturismo”. Já o FDP direcionou propagandas para eleitores que assinam a Netflix. Já o partido de extrema-esquerda Die Linke enviou correspondências para residências em áreas que votaram nos populistas de direita da Alternativa para a Alemanha (AfD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos