Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, nº 158 - Centro - CEP: 78005-906

ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

ABERT -  Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
SAF/SUL Qd 02 Bl D Sl 101 Ed.Via Esplanada (Atrás do Anexo do Ministério da Saúde) | Brasília - DF

ABAV EXPO 2018 Conecta

ABAV EXPO 2018 Conecta
Av. Olavo Fontoura, 1209 - Portão 1 - Santana, São Paulo - SP E-mail: visit@abavexpo.com.br

sexta-feira, 6 de abril de 2018

"Escândalo de abuso de menores abala futebol argentino"

Argentinien Kindesmisshandlung in Club Atletico Independiente (Getty Images/AFP/E. Abramovich)Jovens jogadores do River Plate e Independiente, dois dos maiores clubes de futebol do país, teriam sido alvo de esquema de prostituição. Cinco suspeitos foram detidos, e ao menos sete vítimas, identificadas. Um escândalo de abuso sexual de menores de idade vem abalando a imagem de dois grandes times de futebol argentinos, o River Plate, detentor de 36 títulos nacionais, e o Independiente, time mais bem-sucedido da história da Copa Libertadores. Nesta quarta-feira (04/04), a promotora responsável pelo caso, Maria Soledad Garibaldi, afirmou que ao menos sete menores teriam sido prostituídos, e outros dez foram identificados como vítimas em potencial. Até o momento, cinco pessoas foram presas por suspeita de fazer parte do esquema de prostituição.
O escândalo veio à tona em meados de março, quando o próprio Independiente informou que havia apresentado uma denúncia depois de alegações de que um jogador das divisões juvenis supostamente prostituiu vários meninos com idades entre 14 e 16 anos.
Argentinien Copa Libertadores River Plate - Mexico Tigres (Reuters/M. Acosta)O caso foi revelado quando um dos jogadores não se conteve durante uma sessão com um psicólogo. Ele relatou ter sido abusado e ter feito sexo com homens em troca de dinheiro, além de afirmar que outros jogadores foram recrutados para a rede de prostituição por outro sócio do clube."A estrutura dessa rede de prostituição de menores de idade não funcionava apenas no Independiente. Há outros clubes", disse Garibaldi. Além do Independiente e do River Plate, as autoridades também investigam um possível caso em um terceiro clube de futebol, o Temperley.
Investigadores também examinam possíveis tentativas de aliciamento de jovens jogadores. "Muitas crianças foram contatadas, mas não caíram [no esquema]. Estamos investigando isso", disse Garibaldi em uma entrevista coletiva. "Estamos todos juntos nessa – as crianças, os pais e a lei."
O River Plate disse que irá colaborar com as autoridades, e Dante Majori, presidente da Comissão de Futebol Juvenil e Infantil da Associação do Futebol Argentino (AFA), disse que as acusações serão levadas a sério.
"Queremos que isso seja investigado", disse Majori. "Queremos contribuir com a lei para que os responsáveis por esses atos abomináveis sejam pegos."
A AFA também disse que vai monitorar de perto as moradias onde geralmente vivem os jovens jogadores do país. Muitos vêm de famílias de baixa renda e vão para longe de suas casas para tentar a vida no esporte. Segundo as investigações, os abusadores teriam se aproveitado da vulnerabilidade econômica das vítimas.
Os cinco detidos são suspeitos de abuso sexual de menores de 16 anos e corrupção de menores. Um dos detidos é acusado de até cinco casos de abuso. Segundo as autoridades, as investigações podem levar a mais detenções nos próximos dias.
IP/ap/afp/efe/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário