Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 3 de abril de 2018

"Estamos preparando a Cuiabá dos 300 anos para ser uma cidade cada vez melhor, assegura Emanuel"

Emanuel falou sobre diversos assuntos em entrevista concedida nesta terça-feira (03). O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, concedeu nesta terça-feira (03) uma entrevista ao portal de notícias cuiabano RDTV. Durante mais de 40 minutos de conversa, o chefe do Executivo municipal respondeu diversos questionamento dos internautas e tratou de variados assuntos de interesse da população cuiabana. Infraestrutura, saúde, transporte público e a celebração dos 299 anos da capital mato-grossense, estiveram entre os temas abordados ao longo de toda a participação do prefeito no programa.
Na oportunidade, o gestor destacou que durante todo mês de abril, seguindo até o início de maio, a Prefeitura irá realizar mais de 100 ações, em diferentes áreas, em comemoração a histórica data para a cidade. De acordo com Emanuel, por meio de um trabalho envolvendo as 18 secretarias do Município, foi possível preparar uma programação extremamente extensa e diversificada, contemplando desde o lançamento de programas sociais e ferramentas de serviços públicos até a entrega e lançamento de novas obras.
“Em todas as áreas, a Prefeitura de Cuiabá executará atividades que visam valorizar a nossa cidade e, principalmente, investir na qualidade de vida do cidadão. Somado a todas as atividades de infraestrutura e outras benfeitorias, teremos uma grande festa que será realizada no próximo fim de semana, com shows regionais e nacionais. É importante destacar que em todos os dias a entrada é totalmente gratuita e o evento possui custo zero para a Prefeitura, pois está sendo realizado através de parcerias com a iniciativa privada”, comentou Pinheiro.
Infraestrutura
Conforme salientado pelo prefeito, o mês de abril será marcado pela entrega de inúmeras ações de infraestrutura. Enquanto bairros como São Roque, Santa Cruz e Bela Vista terão as obras de drenagem, pavimentação, meio-fio e calçadas inauguradas, as comunidades Jardim Pauliceia, Real Parque e Residencial Belinha passarão a fazer parte do quadro de contemplados do programa “Minha Rua Asfaltada”. Ele contou ainda que o Município já está trabalhando em uma grande licitação, que irá avançar com o programa Minha Rua Asfaltada e a operação Tapa-buraco.
“Estamos aproveitando o aniversário de Cuiabá para entrega e lançar diversas obras. Como, por exemplo, o recapeamento da Avenisa 1, no bairro Boa Esperança, que é uma via de grande fluxo. Posteriormente, vamos lançar o recapeamento de toda extensão da Avenida Fernando Corrêa da Costa e dar sequência ao serviço já iniciado no Centro Histórico. Além disso, também já pavimentamos a Avenida Dr. Helio Ponce de Arruda, criando uma rota alternativa entre a Avenida do CPA e a Rodovia Emanuel Pinheiro”, contou.
Saúde
Durante a conversa, Pinheiro explanou também sobre as questões relacionas a área da saúde. Em sua fala, o gestor relatou que determinou a equipe da Secretaria Municipal de Saúde a elaboração de um plano de gerenciamento de aquisição e distribuição de medicamentos e insumos para as unidades de saúde de Cuiabá. Segundo ele, o sistema deve funcionar semelhante ao que ja acontece em outras capitais, onde há um rígido controle de todo processo, desde a compra até a entrega para o cidadão. Também já foi ordenada a colocação de câmeras de vídeos em todas as unidades de atendimento, visando garantir a segurança dos trabalhadores e usuários do sistema de saúde.
“É uma grande angustia para mim esse ponto da falta de medicamentos. Procuro ser o maior fiscal da minha gestão e não tenho nenhum problema em apontar as falhas que possam surgir. Essa questão de medicamentos e insumos é o calcanhar de Aquiles de toda gestão. É um problema quem vem de várias administrações e eu resolvi bater de frente com isso. Não vou aceitar ficar naquele ciclo-vicioso de gastar milhões de reais em licitações e, ainda assim, continuar faltando esses itens básicos na rede de saúde. Só chegaremos a um ponto de equilíbrio, quando conseguirmos colocar em prática todo esse procedimento, que demanda um pouco de tempo, mas vamos implantar em Cuiabá”, argumentou.
Mobilidade Urbana
No campo da mobilidade urbana, Emanuel abordou dois importantes temas para o desenvolvimento da Cuiabá dos 300 anos. Um deles foi a aquisição do novo parque semafórico que irá compor pelo menos 125 cruzamentos das vias cuiabanas. Nesse assunto, o prefeito destacou que a aquisição dos novos equipamentos permitirá uma facilidade na modernização e melhoria do trânsito. Segundo ele o conjunto permite ser controlado em tempo real, auxiliando na fluidez e organização do fluxo de veículos.
“Aderimos ao pregão eletrônico realizado pela Prefeitura de Aracaju (SE), no valor de R$ 15 milhões, e tudo está no nosso Portal da Transparência, para que o cidadão possa tirar todas as dúvidas existente. Estamos buscando para Cuiabá aquilo que há de mais moderno e esses equipamentos irão proporcionar progressos dentro do conceito de cidades inteligentes. Quero modernizar e melhorar o trânsito da nossa cidade, mas com o atual parque semafórico isso não seria possível. Então, dentro do princípio da economicidade, daquilo que há de melhor para oferecer ao cidadão, estamos trazendo esse avanço para Cuiabá”, explicou.
Além disso, Emanuel tratou também sobre o transporte público, onde deu maior destaque para a elaboração do novo processo de licitação para empresas que desejam prestar o serviço em Cuiabá. Ele contou que, em novembro de 2017, baixou um decreto criando uma comissão de estudo, no intuito de dar celeridade a esse processo. A comissão, formada por técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC), foi responsável pela elaboração de relatório completo, permitindo o lançamento do edital até meados deste ano.
“Essa nova licitação será feita este ano, já que o contrato das atuais empresas vence em abril de 2019. Ou seja, praticamente um ano e meio antes já estamos dando andamento a esse processo. Dentro dessa licitação vou determinar que venha para Cuiabá uma frota totalmente nova, com ar condicionado, wifi, com adaptação à pessoas com deficiência. Também Estou tentando fazer com que toda a frota seja elétrica. Ou seja, veículos menos poluentes e ambientalmente sustentáveis. Paralelo a isso, já comecei uma grande ação de respeito ao usuário. Um grande exemplo é a Estação Alencastro e os novos modelos de abrigos para pontos com menor de fluxo, que irei apresentar neste mês”, finalizou Emanuel.
BRUNO VICENTE
Tchélo Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos