Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 18 de abril de 2018

"Governo entrega revitalização do MT Hemocentro e de ônibus de coleta"

Instalações passaram por ampla reforma e receberam móveis e equipamentos novos e o ônibus também foi totalmente revitalizado. Esta terça-feira, 17 de abril, marcou um novo momento na história do MT Hemocentro, banco de sangue público 100% SUS do Estado, e que existe há 24 anos. A unidade comemorou a entrega do ônibus de coleta de sangue que estava sucateado há mais de seis anos, e a melhoria das condições de trabalho para os 150 servidores, e de atendimento a cerca de 200 doadores que comparecem diariamente à unidade, localizada na Rua 13 de Junho, Bairro do Porto, na capital.
“O MT Hemocentro, único banco de sangue público do estado, existe há 24 anos e há mais de 15 anos não recebia nenhum investimento financeiro e o ônibus de coleta externa estava sem circular há mais de cinco anos”, informou a diretora da unidade, Silvana Salomão.
Além de móveis, equipamentos e pintura novos, o prédio do MT Hemocentro recebeu investimentos na parte elétrica, hidráulica, troca de telhas e consertos para eliminar as goteiras e infiltrações.
A solenidade de entrega das melhorias contou com a presença do governador do Estado Pedro Taques, do procurador de Justiça e representante do Ministério Público Estadual, Edmilson Pereira, de doadores voluntários de sangue, empresários voluntários e de servidores.
Apresentação da orquestra do Corpo de Bombeiros Militar marcou o momento de comemoração no MT Hemocentro.
A diretora Silvana Salomão acompanhou o governador na visita às instalações do ônibus, que foi completamente reformado e recebeu novos móveis e equipamentos para realizar a coleta externa de doação de sangue. O serviço realizado pelo ônibus em apenas meio período de coleta externa equivale a 30% do que é coletado por dia dentro do MT Hemocentro, informou a diretora. As autoridades ainda visitaram as instalações da unidade para conhecer as benfeitorias.
Combate à corrupção
O investimento realizado no MT Hemocentro foi com dinheiro público que havia sido desviado por atos de corrupção e recuperado, após auditoria realizada por determinação do governo e denúncia encaminhada para o Ministério Público Estadual que investiga responsabilidade penal de envolvidos na Operação Rêmora.
Parte do dinheiro recuperado, no valor de R$ 553.000,00 foi destinado pelo Ministério Público do Estado para o MT Hemocentro, a pedido da diretora Silvana Salomão.
“Investimos o recurso público em melhorias nas condições de trabalho dos servidores e na qualidade do atendimento aos doadores voluntários; dinheiro que já deveria ter sido investido na saúde. Cada centavo foi aplicado com transparência e responsabilidade, afinal é assim que deve ser tratado o dinheiro público”, destacou Silvana Salomão.
O Procurador de Justiça, Edmilson Pereira, reafirmou a parceria do MPE-MT com a área da saúde, ressaltando que “sempre que o MPE recebe projetos relacionados a investimento em projeto que visem à melhoria e a modernização dos serviços públicos, especialmente, os da área da Saúde, a instituição ministerial tem apoiado, destinando os recursos que são recuperados pelo trabalho de combate à corrupção”.
O governador Pedro Taques elogiou a atitude proativa da direção do MT Hemocentro em buscar parceria com o Ministério Público Estadual para resolver problemas estruturais e agradeceu a compreensão e a tolerância dos servidores da unidade quanto à crise financeira nacional e estadual aliada à escalada da corrupção no Estado que acabaram provocando prejuízos para o setor da saúde pública.
“O governo vem se esforçando para reconstruir e reorganizar as estruturas físicas de todas as unidades da Saúde estadual, desmantelada nos últimos anos, principalmente, por atos de corrupção que estão sendo investigados e punidos por determinação da atual gestão. Sabemos que ainda tem muito para ser reconstruído, afinal não se recupera na mesma rapidez de uma mensagem via Whatsapp, décadas de desmantelamento e de má gestão e desvios do dinheiro público”, relembrou Pedro Taques.
Alcance
O serviço do MT Hemocentro se estende aos 141 municípios do Estado por meio das Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs) e as Agências Transfusionais (ATs), que somam 28 unidades descentralizadas e garante sangue e hemoderivados para 100% das transfusões efetuadas no interior do Estado.
Das 28 unidades descentralizadas, 09 são Unidades de Coleta e Transfusão (UCTs), que coletam o sangue e também efetuam a transfusão, e 19 são Agências Transfusionais (ATs), que garantem a captação de sangue e hemoderivados.
Nos municípios as Unidades Hemoterápicas atendem 99% da demanda dos leitos SUS existentes nos hospitais públicos estaduais e municipais, além dos prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande.
O MT Hemocentro também é referência Estadual no tratamento de pacientes com doenças hematológicas (doenças provenientes do sangue).
Rose Velasco Assessoria SES/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos