Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 27 de abril de 2018

"HONRARIA: Produtora rural recebe título de Amigo do BEA após auxílio no combate a incêndio"

Na tarde desta quinta-feira (26), a vice-presidente da Associação dos Produtores da Ricardo Franco (Aprofranco) e produtora rural, Larissa Milani Zem, foi agraciada com o título Amigo do BEA (Batalhão de Emergências Ambientais) do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso. A honraria é fruto do auxílio prestado por Larissa durante a operação que conteve um incêndio nas mediações do Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco. A produtora rural, juntamente com outros fazendeiros da região, prestou assistência às equipes do Corpo de Bombeiros durante um período de aproximadamente um mês – de agosto a setembro de 2017. No auge do incêndio, Larissa interrompeu a produção da fazenda para auxiliar na operação contra o incêndio. “Integrantes do Corpo de Bombeiros ficaram alojados em nossa casa; oferecemos maquinário e comida. Aproximadamente 60 pessoas – funcionários da nossa fazenda e trabalhadores das propriedades vizinhas – colaboraram no combate ao incêndio, bem como outros produtores rurais e moradores da vila Ricardo Franco. Sozinhos, não teríamos conseguido”, explicou a homenageada.
De acordo com o coronel Barroso, ex-comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e atual secretário executivo do Comitê de Gestão do Fogo, a parceria com os produtores rurais foi importantíssima para o êxito da operação de controle do incêndio que atingiu os arredores de Vila Bela da Santíssima Trindade.
“Sempre buscamos parcerias em nossas ações e, na área rural, contamos com o auxílio dos produtores. É importantíssimo que unamos força com os empreendedores rurais porque eles podem ajudar no nosso propósito. Durante a operação na Serra de Ricardo Franco, a parceria com produtores rurais foi valiosa”, ressaltou o coronel.
Larissa Milani enfatiza que, no entanto, uma parte da sociedade julga os produtores rurais como inimigos do meio ambiente.
“Eu fiquei muito honrada com o título de Amigo do BEA porque o empreendedor rural é tido como vilão na esfera ambiental – e não é isso o que acontece na prática. Se não fossemos nós, produtores, a Serra de Ricardo Franco sofreria mais com a questão dos incêndios. Estou muito feliz por esse reconhecimento do Corpo de Bombeiros”, declarou.
DESPROPORCIONALIDADE – Dados apontam que Mato Grosso é um dos estados com maior índice de incêndio no país – totalizando cerca de 30 mil focos de fogo anualmente. O Corpo de Bombeiros conta com 1.458 homens e 141 municípios para atender. Neste contexto de desproporcionalidade, a corporação busca estar aberta às parcerias com a população para que, desta forma, seja possível solucionar de forma rápida e eficaz o problema dos incêndios florestais.O INCÊNDIO – Em agosto de 2017, um grave incêndio atingiu as mediações do Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco – a aproximadamente 110 km de Vila Bela da Santíssima Trindade. Por se tratar de uma região afastada e de difícil acesso, os produtores e trabalhadores rurais começaram imediatamente o combate ao incêndio; sem o a presença de equipes especializadas.
Os funcionários das fazendas Rio do Meio, Maringá Três, Santa Maria, Paturi, Bethânia, Cachoeira, Fortaleza do Guaporé e Barra Mansa auxiliaram no controle do fogo e trabalharam dia e noite para não permitir que as chamas fossem mais prejudiciais do que já estavam sendo.
Após cerca de um mês, a união de forças entre os produtores da região e o Corpo de Bombeiros resultou no êxito da operação de combate ao incêndio.
ZF PRESS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos