Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 9 de abril de 2018

"Hungria consolida avanço nacionalista no Leste Europeu"

defaultCom discurso eurocético e campanha dominada pelo tema imigração, Victor Orbán lidera eleições legislativas e caminha para terceiro mandato consecutivo, em vitória celebrada por populistas de direita em toda a Europa. O partido do primeiro-ministro Viktor Orbán, de discurso anti-imigração, nacionalista e de contestação a uma série de políticas da União Europeia, conquistou neste domingo (08/04) uma ampla vitória eleitoral na Hungria. Os 49% dos votos dão ainda mais força à legenda de Orbán, que adotou um discurso ainda mais conservador no último de seus três mandatos, e consolidam o contrapeso nacionalista no Leste Europeu perante as maiores economias da UE.
O primeiro-ministro, de 54 anos, líder húngaro mais longevo desde a queda do comunismo, liderou uma campanha eleitoral que o posicionou como defensor da cultura cristã húngara contra a imigração muçulmana. Seus elogios foram, em grande parte, não para Alemanha e França, mas para Rússia e Turquia.
Ao longo da campanha, Orbán insistiu nas políticas anti-imigração, com o argumento de que a oposição coopera com a ONU, a UE e o filantropo George Soros para transformar a Hungria num "país imigrante", ameaçando a sua segurança e identidade cristã.
Se o resultado se mantiver, o partido Fidesz obterá até 133 assentos dos 199 do Parlamento húngaro. Assim, Orbán, um político conservador, nacionalista e eurocético, garantirá nova maioria absoluta para o seu quarto mandato - o terceiro consecutivo.
Quatro anos atrás, o Fidesz obteve 133 assentos, com 43% dos votos, ou maioria de dois terços, suficiente para alterações constitucionais. Orbán celebrou a vitória num discurso aos partidários.
"Caros amigos, superamos uma grande batalha, nós conseguimos uma vitória histórica – nós tivemos uma chance, criamos uma chance para protegermos a Hungria", disse Orbán. Em seguida, encerrou o discurso liderando a multidão com a música "Vida Longa à Liberdade Húngara", uma canção da revolução de 1848 do país.
A influência do governo na comunicação social foi flagrante na transmissão do canal de notícias M1 da televisão pública, no domingo, onde matérias que salientam os efeitos negativos da imigração dominaram a programação.
No Origo.hu, uma página na internet que era independente e agora é propriedade de aliados do governo, foram publicadas reportagens para promover Orbán, também centradas nos "efeitos nefastos" da imigração, com manchetes como "Gangues de imigrantes lutam na Inglaterra"; "Na Suécia, já não aguentam mais: estão fartos de migrantes"; e "Imigrante de cuecas espanca aposentado alemão quase até a morte"
O partido Jobbik, também nacionalista, ficou num distante segundo lugar, com cerca de 20% dos votos, e o Partido Socialista recebeu somente 12%. Outras duas legendas, a Coalizão Democrática, do ex-premiê húngaro Ferenc Gyurcsány, e os verdes, com a nomenclatura Política pode ser Diferente (LMP, na sigla em húngaro) devem ultrapassar a marca dos 5% de votos e fazer parte do Legislativo.
A vitória de Orbán deve servir de incentivo para outros políticos nacionalistas e populistas de direita em toda a Europa – que veem no premiê húngaro uma inspiração. Em seu discurso, o próprio Orbán agradeceu a Jaroslaw Kaczynksi, primeiro-ministro da Polônia e líder do partido Lei e Justiça (PiS). Hungria e Polônia se veem como aliados-chave em suas batalhas contra as instituições UE.
A líder da Frente Nacional da França, Marine Le Pen, parabenizou Orbán por meio de uma mensagem em sua conta oficial no Twitter, na qual afirmou que a "inversão de valores e imigração em massa promovida pela UE foi rejeitada mais uma vez". O populista de direita holandês Geert Wilders também saudou o "excelente resultado" na Hungria.
Aproximadamente oito milhões de húngaro estavam aptos a votar e definir os 199 legisladores, com 106 eleitos diretamente de acordo com distritos eleitorais e 93 eleitos a partir de listas partidárias de todo o país.
A participação dos eleitores foi alta, com quase 70% deles comparecendo às urnas – 7 pontos a mais do que nas eleições de 2014. Os locais de votação deveriam fechar às 19h, mas devido à elevada presença de eleitores alguns tiveram o fechamento atrasado.
A votação deste domingo na Hungria foi monitorada de perto em toda a Europa, pois Orbán tem uma relação conturbada com as instituições da UE devido à sua rejeição ao sistema de redistribuição de refugiados no bloco europeu e ao que muitos veem como ataques contra a sociedade civil, à mídia e às instituições da Hungria.
PV/dpa/ap/afp/cp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos