Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 6 de abril de 2018

"Levanta do berço esplêndido, Brasil, que o bicho tá pegando!

Resultado de imagem para Paulo José Cunha é professor, jornalista e escritor."Não há o que comemorar, Brasil. O momento é mais para reflexão e redefinição de rumos do que para fogos e hurras. O julgamento exibiu o tamanho do buraco em que estamos encalacrados". Quando ouvi a explosão dos fogos e o alarido dos manifestantes no minuto seguinte ao que a presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, proclamou o resultado do julgamento que negou o pedido de habeas corpus ao ex-presidente Lula, percebi o quanto você vai mal, Brasil. Ainda que o resultado tivesse sido em sentido contrário, não haveria motivo para regozijo, palmas, fogos, hurras. As comemorações me lembraram o prazer sádico e aliviado que certos doentes em estado grave sentem ao ver o colega da cama ao lado dar o último suspiro. E ainda cantarolam baixinho: “Morreu, morreu/ Antes ele do que eu”. Não há o que comemorar, Brasil. O momento é mais para reflexão e redefinição de rumos do que para fogos e hurras. O julgamento exibiu o tamanho do buraco em que estamos encalacrados. E permitiu vislumbrar o tamanho do outro buraco, ainda mais fundo, onde podemos cair, se teu povo não acordar a tempo, puser a mão na consciência, levantar a cabeça, criar juízo e achar o caminho correto.
O cabeça-chata encarnou a Esperança
Afinal, no banco dos réus não estava uma pessoa qualquer. Era um ex-presidente que representou num momento crítico da vida brasileira a Esperança, a única que não havia sido abatida pela truculência dos gorilas que em 1964 descansaram por 21 anos os glúteos no trono do Palácio do Planalto.
O metalúrgico, o homem do povo, o nordestino semialfabetizado, o cabeça-chata que, como tantos de sua espécie, foi um dia despejado de um pau-de-arara no turbilhão da grande cidade, iria nos redimir. O país ainda vacilaria na primeira eleição direta depois da ditadura, preferindo eleger um filhinho-de-papai alagoano.
Durou pouco. Collor terminaria abatido pela descoberta de um forte esquema de corrupção em seu governo, comandado pelo seu homem forte, Paulo César Faria, o Vaccari daquela época. Alguns anos depois, Brasil, você finalmente acordaria, e colocaria o metalúrgico no mais alto posto da república. Lavamos a alma e a égua! Eu estava lá, vi a festa da posse, filmei tudo, ao lado do saudoso amigo, o cineasta Geraldo Moraes.
Aquelas imagens históricas, que ele nunca chegou a montar, devem estar nos guardados da família. Desde Getúlio, dizem, não se viu festa igual para um presidente.
São demais os perigos desta vida
Mas o tempo passa, voa. E as tentações do mundo, das quais não escapam nem os padres de Formosa, seduziram o líder de maior popularidade da história recente. E ele pecou, inebriado. Quando ligaram o lava-jato de Moro, a água, que já vinha revelando podridões em diversos partidos e corporações, atingiu em cheio o metalúrgico. E aí apareceram os tríplex, os sítios e a fortuna vertiginosa do filho que outro dia limpava bosta de elefantes num zoológico. Parodiando ao contrário o slogan famoso, não foi o medo que venceu a esperança: ela foi vencida pela decepção. Eu vi, Brasil, eu estava lá e vi o choro dos políticos desapontados e sem rumo, quando explodiu o escândalo do Mensalão, que atingiu o coração do PT. Lembro bem do abraço que ofereci a uma deputada petista, aos prantos. Daquelas lágrimas surgiria um partido chamado Psol.
Depois do julgamento histórico do STF, o símbolo da Esperança desabou definitivamente do cavalo, sobre o qual até outro dia desfilava garboso. Surpreendentemente alguns ainda insistem prendê-lo ao corcel para faturar uns caraminguás eleitorais. Tal como como um El Cid às avessas. Não te lembras da lenda, Brasil? Pois te conto. Diz que El Cid, o Campeador, um grande guerreiro na Espanha de 1050, teve seu corpo morto preso a um cavalo com uma espada amarrada à sua mão, para os inimigos pensarem que havia ressuscitado. A artimanha deu certo e os mouros, assustados, perderam a batalha.
A serpente está viva
Pois a punição aplicada pelo STF retira de cena um mito que até outro dia era mais real que sua lenda. Não adianta mais prendê-lo ao cavalo.
Preocupantemente, seu vácuo abre espaço para a entronização de um outro mito, artificial, ardiloso e retrógrado, símbolo de tudo o que tu, Brasil, vens combatendo desde o pesadelo de 1964 que muita gente, inclusive eu, acreditava que havia sido varrido para o lixo da história. Não foi. Mas tu precisas acordar logo, porque o tempo está correndo depressa e já se ouvem as batidas dos coturnos em ordem unida. Ou não leste o post do general Villas Bôas no Twitter? Eu li e me assustei.
Ao passar pela Esplanada no final da tarde do julgamento, vi muitos jovens vestidos com tua bandeira. Por baixo dela dava pra ver camisetas com a imagem de Jair Bolsonaro. Eles gritavam: – Mito! Mito! Mito! Se eu fosse tu, Brasil, levantava do berço esplêndido e começaria a me mexer, em vez de ficar aí gritando hurras e soltando rojões. Porque o bicho tá pegando.
Paulo José Cunha é professor, jornalista e escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos