Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 6 de abril de 2018

"Lula extrapola prazo de prisão imposto por Moro e diz que passará a noite no Sindicato dos Metalúrgicos"

Com sentença de 12 anos e um mês de cadeia a ser iniciada às 17h desta sexta-feira (6), o ex-presidente Lula desistiu de fazer há pouco o discurso que marcaria os últimos instantes de liberdade do primeiro ex-presidente da República preso em período democrático. O ex-presidente está desde ontem (quinta, 5) rodeado de correligionários, parlamentares de outros partidos, movimentos sociais, sindicalistas e, claro, a militância petista, que há mais de 24 horas se aglomera nos arredores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo. Seria o último ato de Lula em um cenário repleto de gente rumo à solitária reclusão do cárcere, na Superintendência da PF em Curitiba, mas o petista passou mal durante a tarde e até desistiu de discursar à massa. E também não se entregará às autoridades hoje.
Lula, segundo informações repassadas por correligionários que o acompanham, irá a uma missa que marca o aniversário de sua esposa, Dona Marisa, que morreu em 3 de fevereiro de 2017. Depois disso, embora negociações com a Polícia Federal continuem, ele deve se apresentar às autoridades em São Bernardo do Campo, onde dormirá cercado de companheiros. Segundo informações de bastidor, a PF não fará operação para prender o petista nesta sexta-feira.
Segundo informações do site Universa a partir de relatos do médico do petista, Lula está abatido e com pressão alta. Aos 72 anos, o ex-presidente está no sindicato desde ontem (quinta, 5) e por lá dormiu, de maneira que se desgastou de ontem pra hoje. “Ele está muito emocionado. É diabético e a pressão está alta”, explicou o médico Gustavo Johnen.
Ou seja, o petista não se apresentou para o início da pena no horário imposto pelo juiz federal Sérgio Moro, que o condenou a nove anos e seis meses e viu sua pena aumentada. Responsável pelo julgamento em primeira instância, o responsável pela Operação Lava Jato em Curitiba considerou a natureza inédita da situação, que envolve a prisão de um ex-chefe de Estado, e mantém a PF em negociações com a defesa de Lula, de maneira a prendê-lo da maneira menos traumática.
“A ideia é evitar qualquer tipo de confronto”, sintetizou o delegado Igor Romário de Paula, chefe da unidade de combate ao crime organizado da Polícia Federal no Paraná. A declaração do policial foi feito pouco antes do encerramento do praxo fixado por Moro.
Livre e localizado
Segundo a 13ª Vara Criminal, de São Bernardo, o fato de Lula não ter se apresentado no horário descrito por Moro não quer dizer que ele descumpriu ordem judicial. A assessoria de imprensa explica que o juiz federal apenas deu a oportunidade para que Lula se entregasse livre e tranquilamente, por “deferência” em razão do cargo que ele ocupou, e que preferiu não usar a força para fazer sua decisão ser cumprida.
Ainda segundo a assessoria, o fato de todo o país saber onde Lula está e o transcurso das negociações de sua defesa com a PF significa que Lula não é considerado procurado ou foragido. Para a Vara, sequer o cordão humano que se forma no sindicato é considerado demonstração de resistência à prisão, e isso só seria configurado se agentes, por exemplo, fossem destacados para prendê-lo e não o encontrassem no local.
Inicialmente, depois de muita negociação sobre a estratégia a ser tomada pela cúpula petista, ficou decidido que o ex-presidente só se entregaria depois de discursar. Mas, com o transcurso das horas e depois de diversos pronunciamentos de aliados, que pareciam introdução para a fala de Lula, ficou decidido que não iria ao carro de som transformado em palanque. Poucos segundos antes das 17h, a militância iniciou uma contagem regressiva para marcar o encerramento do prazo final dado por Moro.
Serenidade x tensão
Mais cedo, como o Congresso em Foco mostrou, o clima de tensão dentro e fora do Sindicato dos Metalúrgicos, que está cercado por milhares de militantes e sindicalistas, contrastava com a tranquilidade que Lula, no relato de quem o acompanha no local, demonstra a todo instante. Segundo parlamentares petistas ouvidos pela reportagem, Lula demonstrou desde o início a intenção de negociar sua apresentação, como também preferia sua defesa jurídica, mas alguns de seus correligionários defendiam a resistência. De olho em uma possibilidade de habeas corpus na próxima semana, no Supremo Tribunal Federal (STF), advogados de Lula têm esperança em conseguir evitar a prisão, desde que a ordem judicial não seja desrespeitada – o que estaria configurado em caso de resistência por parte do petista.
A hipótese de ida de Lula para Curitiba, como consta da ordem de prisão de Lula, foi prontamente descartada pelos petistas mais radicais. “Essa alternativa não nos interessa. Se eles querem prender o Lula eles têm que vir aqui, na frente do povo, e pela segunda vez invadir o Sindicato [dos Metalúrgicos], na frente de todo mundo, dessa massa que não quer deixar Lula só”, declarou Linbergh Farias (RJ), líder do PT no Senado, que esteve com Lula em São Bernardo do Campo desde o início da vigília. “É uma Justiça completamente seletiva!”
“Não vamos aceitar essa canalhice dessa prisão ilegal! O Moro levou 22 minutos para despachar, de maneira criminosa, ilegal, odiosa essa perseguição ao presidente Lula. Nosso povo vai resistir!”, bradou o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), em vídeo gravado ao lado de Lindbergh ontem.
O vice-líder do PT na Câmara Carlos Zarattini (SP) disse mais cedo ao Congresso em Foco que Lula esteve tranquilo durante todo o tempo da mobilização petista. Já o deputado Valmir Prascidelli (PT-SP) Lula esteve reunido com a família e chegou a avaliar a possibilidade de se entregar em São Paulo ou esperar a PF ir ao sindicato e, depois, conduzi-lo à capital paranaense.
Mas alguns deputados disseram que a opinião da maioria dos líderes do partido era de “engrossar o caldo” e deixar a apresentação de Lula para semana que vem. A resistência à ideia partiu, principalmente, da defesa de Lula. Uma comitiva para acompanhar a ida de Lula à PF em São Paulo também chegou a ser considerada. Em quaisquer das hipóteses, a principal preocupação da cúpula do PT era proteger e reforçar a imagem de Lula.
Estrutura
Mais cedo, o chefe de custódia da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), Jorge Chastalo, deu detalhes sobre o planejamento da prisão. De acordo com Jorge, a corporação previu alternativas de escolhas de Lula para a detenção e montou uma estrutura adequada para a opção do petista. Mais cedo, como este site mostrou, já havia sido descartada a ida para Curitiba.
Se a escolha for uma viagem a jato até Curitiba, em um avião particular, o Jorge informou que agentes da PF estão de prontidão, no aeroporto Afonso Pena, para transportá-lo até a Superintendência da corporação. Esse traslado será por meio de helicóptero. Em caso de descumprimento da decisão, que fixou apresentação até 17h, o policial federal lembrou que fica a cargo da PF “executar a medida [de prisão] no momento em que achar oportuno”.
Um avião da PF já está à disposição de Lula em São Paulo para levá-lo a Curitiba, caso a defesa do ex-presidente resolva apresentá-lo na capital paulista, alternativa que também requer uso do helicóptero para o translado. Já considerando a hipótese de extrapolação do horário judicial, o próprio agente previu que o mandado de prisão só deveria ser cumprido depois da 18h.
FÁBIO GÓIS E ISABELLA MACEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos