Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 26 de abril de 2018

"Mais de 10 mil pessoas são esperadas na 5ª Edição da Festa do Leitão no Rolete em Tapurah"

A maior festa gastronômica do Estado acontece no próximo dia 1º de maio, no Parque De Exposição Reinaldo Tirlone. Cento e cinquenta leitões serão assados na 5ª Festa do Leitão no Rolete, que acontece no próximo dia 1º de maio, no Parque De Exposição Reinaldo Tirlone, em Tapurah (431km de Cuiabá). O tradicional evento, que é considerada a maior festa gastronômica do Estado e o segundo maior evento de carne suína no Brasil, possui a expectativa de público de mais dez mil visitantes. O prefeito de Tapurah, Iraldo Ebertz, destaca que o evento tem grande importância social no município. “Essa festa está inserida no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso e é o segundo maior evento de carne suína no Brasil. Uma festa para a família, para o trabalhador, com muitas atrações culturais e que tem como principal foco ajudar a quem precisa”, ressalta o prefeito. Toda a renda é destinada a para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Tapurah. A diretora da APAE, Maria Luiza Prestes Pinto explica que, com o recurso arrecadado na festa é utilizada para a conservação e a manutenção da Escola Especial Vida e Esperança, que atende mais de 40 alunos.

A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) participará do evento e irá doar camisetas e aventais. Para o presidente da entidade, Raulino Teixeira, este tipo de evento favorece a divulgação da carne suína e estimula o consumo desta proteína. "É um evento muito aguardado pelos suinocultores de Mato Grosso devido a sua grandeza e por sua finalidade, que é de ajudar ao próximo. Para nós da associação é sempre uma honra poder ajudar de alguma forma na realização de ações como está", declara Teixeira.
A Festa do Leitão no Rolete é um dia com muitos motivos para comemorar. O dia 1º de Maio, além de ser o Dia do Trabalhador no calendário nacional, também é o Dia Estadual do Suinocultor.
Histórico
Em 2014, quando foi realizada pela primeira vez a festa, que bateu o recorde brasileiro do maior número de leitões assados no mesmo espaço. Naquele ano, foram 150 unidades, totalizando, aproximadamente, quatro toneladas brutas servidas em um único dia.
Já em 2015, estes números subiram. Foram assados 173 suínos, o que correspondeu a cerca de cinco mil quilos de carne para 7.500 pessoas, que estiveram presentes no CTG Carreteando Saudades.
Em 2016, em sua terceira edição, a Festa bateu recorde de público e superou todas as expectativas dos organizadores. Mais de 8 mil pessoas estiveram presentes. Ao todo, foram cerca de 180 suínos doados pela BRF. Destes, 15 foram servidos para mil pessoas no restaurante da festa.
E no ano passado, em sua 4ª edição o evento foi um sucesso reunindo milhares de pessoas para comemorar o dia do trabalhador e do suinocultor. Foram mais de 150 leitões assados e vendidos.
Para este ano a previsão é de mais de 160 leitões assados.
Maurício Dalepiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos