Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 15 de abril de 2018

"Opinião: "Antigo Nacionalismo", por Heródoto Barbeiro"

Os desfiles militares atraíam as atenções do mundo. Especialmente no primeiro de maio, dia em que em muitos países se comemora o Dia do Trabalho. Ao invés de operários, soldados. Ao invés de caminhões civis, uma série de tanques da última geração. O ápice do desfile era a apresentação dos mísseis intercontinentais, que podiam ser armados com ogivas nucleares, suficientes para destruir toda a vida no planeta muitas vezes. Nas muralhas do Kremlim os dirigentes da União Soviética, sorridentes com as conquistas tecnológicas e militares que a pátria do comunismo obteve desde a revolução de 1917. Era uma aviso às nações capitalistas, que não ousassem atacar ou derrubar os regimes que reinavam na Europa, Ásia e pipocavam no terceiro mundo. Tudo aquilo existia em nome de uma doutrina ideológica. O regime se sustentava com a difusão dela pelo mundo e o apoio dos partidos comunistas e movimentos guerrilheiros locais.
Era a Guerra Fria e dela só haveria um único vencedor ou o comunismo ou o imperialismo. O sistema se esgotou e o império soviético veio muro à baixo com a queda do muro de Berlim. O capitalismo, em suas diversas formas, triunfou com o advento da globalização e os avanços tecnológicos.
Poucos países comunistas escaparam da derrocada. A China entrou em um processo de capitalismo de estado, associou-se ao capital internacional, tornou-se a maior credora dos títulos da dívida americana e apareceu em todos os portos e aeroportos do mundo com suas mercadorias de baixo preço. A Coréia do Norte se manteve imóvel nos quadros antigos do comunismo e uma dinastia de ditadores se impôs. Ao sul, a outra Coréia tornou-se uma potência capitalista e tecnológica e, à primeira vista, poderia ocorrer o mesmo que nas Alemanhas. A Oriental não suportou o crescimento e a atração da Ocidental e foi tragada por ela. O regime norte coreano, para sobreviver e impedir a atração do sul, desenvolveu uma ditadura rígida, de inspiração estalinista. Impossibilitado de concorrer no campo econômico e tecnológico o governo de Pyongyang militarizou o quanto pode o país. As comemorações se dão nas datas relativas à família do ditador atual, e os desfiles copiaram os da antiga Praça Vermelha. A salvação foi criar um inimigo externo e desenvolver mísseis capazes de atingir primeiro Seul e Tóquio, depois os Estados Unidos. Os testes nucleares foram o aviso que não se metessem com o regime comunista capitaneado pelo terceiro herdeiro.
Com o fim da Guerra Fria e o encolhimento do comunismo a Rússia passou a procurar um espaço dentro do capitalismo para chamar de seu. Aos poucos se associou a regimes antiamericanos como o da Venezuela, Cuba, e até o conglomerado econômico conhecido como BRICS. Não entrou na área de influência da China, mas se manteve firme no Oriente Médio. Se os americanos podem, porque não os russos? O arcabouço ideológico do socialismo acabou, restou apoiar os regimes claramente anti-ocidentais como a Síria. Petróleo e gás não faltam na Rússia. É um exportador importante. Manter bases militares na região ainda é considerada uma forma de reafirmação do poder militar. Em suma sobrou pouco espaço para pirotecnias internacionais como no passado. Restou recuperar o antigo nacionalismo, tão duramente combatido no período soviético, sempre identificado com o imperialismo. A burguesia russa é investidora nas bolsas de todo o mundo e as fronteiras estão abertas para a influência do capitalismo atual. Pode se considerar que a Primeira Guerra Mundial teve como motor o colonialismo, a segunda a ideologia e nada mais sobrou para os dias atuais. Ainda que o atual governo russo tenha se esforçado em ocupar um canto muito estreito nas mesas de decisões do futuro atual da humanidade.
Heródoto Barbeiro é âncora e editor chefe do Jornal da Record News em múltipla plataforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos